Quando David soube que Betsabé havia ficado grávida dele, mandou chamar o marido dela, Urias, e fez de tudo para que ele dormisse com ela para que pensasse que o filho era dele. Como Urias não foi para a sua casa, David, então, manda colocá-lo na frente da batalha para ser morto pelos inimigos. E assim aconteceu: Urias morreu dando a vida pelo seu rei. Depois disso, David a manda chamar para viver em sua casa. Ele se dispõe a cuidar dela como se fosse um gesto de generosidade. Isso tudo aconteceu porque ele não foi guerrear. Foi nessa ocasião que ele se encantou com a esposa de Urias. Seus soldados foram, mas ele ficou ociosamente no seu palácio. Foi justamente por isso que ele caiu vergonhosamente na tentação. Mas, graças a Deus, ele ainda tinha dentro de si a têmpera de guerreiro e foi despertado por Natan, um profeta enviado por Deus.
Nós, da mesma forma, cometemos erros quando amolecemos e ficamos ociosos. Mas o Senhor nos chama de volta para sermos o que somos: Seus valentes guerreiros. No livro de Joel, o Senhor convoca os guerreiros. Essa é uma convocação para os nossos dias também. O Senhor chama a mim e a você: ”Proclamai isto entre as nações: santificai-vos para a guerra, estimulai os guerreiros; aproximem-se, subam, todos os homens de guerra! (Joel 4, 9ss).
Deus está nos convocando! E com tudo o que está acontecendo de mau no mundo o Senhor nos chama para sermos homens de guerra: provados, adestrados, fortes, valentes, amadurecidos e ousados. Não podemos decepcionar o Senhor.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib