Bendito seja aquele que vem, o rei, em nome do Senhor! (Lucas 19, 38a).
A expressão Bendito seja o que vem só era usada para se referir ao Messias. Assim, quando começaram a proclamar: Bendito seja aquele que vem, e acrescentaram: O Rei, em nome do Senhor!, todo mundo entendeu. Estavam falando que Jesus não era apenas um rei, mas o Rei Messias. E esse Rei chegava montado em um jumentinho.
Essa foi a maneira como Cristo entrou em Jerusalém: humildemente. O Evangelho de São Mateus narra o mesmo fato (cf. Mateus, 21,5). Essa é a forma que Ele entra em cada um de nós e toma posse do trono que pertence a Ele. Há um trono em seu coração, e você o dá a quem quiser. Ou dá esse trono a Jesus, Rei e Senhor, que quer entrar: humilde, simples, pobre, com amor, perdão, misericórdia em seu coração e fazê-lo semelhante ao dEle. Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração (Mateus 11, 29)… Ou o dá ao maligno e continua deixando que ele o cumule de orgulho, soberba, auto-suficiência, riqueza, poder, vícios…
A quem você dá lugar? Não adianta responder apressadamente: “A Jesus, a Jesus!” Tem que ser uma decisão concreta, sincera, verdadeira, definitiva.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib