Poder-se-ia afirmar: A sabedoria de Deus está no ar, está aí à nossa disposição, como as ondas do rádio. Precisamos captá-la, sintonizá-la e colhê-la. Isso não significa que nos tornaremos sábios, pois somos sem sabedoria e constantemente necessitamos da sabedoria do Senhor. Ela nos vai sendo dada a cada momento, na medida da nossa necessidade.
Nunca seremos perfeitamente sábios. Há pessoas que podem se iludir pensando que, recebendo o dom da sabedoria, de Deus, se tornarão sábias. Não é bem assim. Nós seremos sempre pobres de conhecimento e constantemente necessitados da sabedoria de Deus Pai.
São Paulo disse: Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Como são insondáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos! (Rm 11,33).
Onde está o sábio? Onde o erudito? Onde o argumentador deste mundo? Acaso não declarou Deus por loucura a sabedoria deste mundo? Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura de sua mensagem (I Cor 1,20-21).
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib