Muitas vezes, pensamos que a sabedoria do Senhor é assim: Ele nos dá sabedoria, e ficamos sábios, sabemos tudo, já sabemos como nos conduzir. O que fazer, o que não fazer, que ordens dar, como educar os filhos, como trabalhar, como trabalhar na paróquia, como promover a Renovação Carismática [RCC], como fazer palestras. A pessoa pensa que agora sabe de tudo: Eu recebi sabedoria…, e fala até grosso, porque agora eu tenho sabedoria. E não é assim.
A sabedoria do Senhor é dada a quem for manso como as ovelhas. A ovelha precisa continuamente da direção do pastor: Agora é para cá, agora é para lá, agora é mais para lá, e agora é para cá. Se não for orientada, a ovelha abaixa a cabeça e vai sempre em frente, na mesma direção. Se o pastor não estiver atento, ela pode até vir a cair no abismo.
É isso que o Senhor faz conosco constantemente: somos como ovelhas, tomamos uma direção, pensamos que é aquilo e vamos em frente, de cabeça baixa, olhando para o chão. O Senhor vai na frente, guiando a caravana. Quando necessário, Ele nos manda fazer uma conversão à direita e pegar outra estrada. É a direção d’Ele.
(Trecho do livro de monsenhor Jonas Abib