Adorar é amar a Cristo. Sabemos que amamos aquilo que conhecemos. É preciso buscar o rosto de Cristo, e contemplá-Lo para n’Ele nos transformar. Não há dúvida de que este conhecimento é concebível somente a partir de uma renovada escuta da Palavra de Deus. Pois através dela nos é permitido contemplar o rosto de Cristo.
Na Palavra recorrem, já em larga escala, os indivíduos e as comunidades que dela se ocupam, tornando-se habilitados com a ajuda preciosa de estudos bíblicos. É preciso consolidar e aprofundar este conhecimento de Cristo pela Palavra. O Salmista já cantava: É o teu rosto, Senhor, que eu procuro (Sal 27,8).
De modo particular, é necessário que a escuta da Palavra se torne um encontro vital que nos permita ler o texto bíblico como Palavra Viva que interpela, orienta, plasma a existência e nos transforma em Cristo.
Alimentar-nos da Palavra para que sejamos envolvidos pela presença de Deus que dela emana.
Devemos reviver em nós o sentimento ardente de São Paulo, o qual o levava a exclamar: Já não sou eu quem vivo é Cristo que vive em mim (Gálatas 2, 20a). Quem verdadeiramente encontrou Cristo, não pode guardá-Lo para si; tem de anunciá-Lo e levar outros a buscar o Seu Rosto.
Seu irmão,
Padre Jonas