Quando o povo de Deus se reúne em oração, adoração e louvor; quando a Palavra de Deus é proclamada, os anjos aí estão. Adorem-no todos os anjos de Deus (Hebreus 1, 6; Salmo 96,7). Eles foram criados para adorar, louvar e bendizer a Deus. São mensageiros: levam a Palavra, a salvação e a cura que vêm do Senhor.
O que a Bíblia nos mostra é realidade: os anjos estão presentes no começo da criação, na vida de Abraão e Sara, junto a muitos outros. Com Moisés, o povo de Deus caminha do Egito à Terra Prometida, acompanhado continuamente por eles. Nós os [anjos] vemos presentes na vida de cada um dos profetas. E são constantemente apresentados na Bíblia porque realmente acompanham os homens.
Quanto a nós, hoje, os anjos também querem nos conduzir. São nossos companheiros e guardas. Junto a nós, possuem a missão de nos comunicar a vontade de Deus e nos encaminhar até ela, rogando por nós e falando à nossa consciência. Por isso, quando oramos, eles se associam a nós.
E por que o próprio Jesus também precisou dos anjos? É simples: porque, além de Sua divindade, Ele era homem e, como tal, também tinha um caminho a trilhar e uma missão a realizar.
«Cada fiel tem ao seu lado um anjo como protector e pastor, para o conduzir à vida» (São Basílio Magno).
seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib