Aprendamos com Ela, imitemos Maria
Maria apareceu em muitos lugares: Lourdes, Fátima, La Salete… Mas, no Brasil, o Senhor quis que ela “aparecesse” através de uma imagem. A imagem é uma representação plástica, que se torna uma linguagem forte, a linguagem visual. O importante é que a imagem seja autêntica, isto é, que transmita a mensagem que ela traz.
A nossa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, apresenta-se no Brasil por meio de uma imagem. O nosso povo é pobre e, naquela época, muitos não sabiam ler. Hoje, ainda é grande o número de analfabetos; e mesmo aqueles que sabem ler, não sabem ler as coisas em profundidade. Todos, porém, precisam de imagens que lhes fale forte. A imagem evangelizadora, que Deus usou no Brasil, foi a tão simples e pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Na Sua humildade, Maria se coloca sempre pequena. Por isso, Deus a fez grande e realizou nela maravilhas. Ela é a pobre do Senhor. E, porque assim se fez, o Senhor olhou para Sua pequenez, para Sua humildade, e Nela fez maravilhas. A partir disso, Maria pôde profetizar: “Todas as gerações Me proclamarão bem-aventurada”: é isso o que diz no seu cântico. Aprendamos com Ela, imitemos Maria.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova