Uma boa tradução para o termo “Reino de Deus” é “Sistema de Deus”. Assim como existe o reino das trevas, o sistema do mundo, o sistema do príncipe deste mundo, graças a Deus, existe o Reino de Deus, o Sistema de Deus.
O Senhor nos diz que o Reino d’Ele é para as crianças; para aqueles que têm o coração de criança; para os que têm no coração a coragem de se jogar nos braços d’Ele, esperar e depender em tudo d’Ele. Viver da providência! Ter a coragem que as crianças têm! Deixar de lado nossos padrões, lógicas e raciocínios.
Os homens são práticos. Deus os fez responsáveis, e, justamente por isso, eles se defenderam muito durante a vida toda. Aprenderam e foram bem educados pelos pais, pela escola e pela vida a ser calculistas e, assim, não têm coragem de confiar na providência de Deus. Acham que não é digno de um homem responsável, de um pai de família, confiar na providência, e sim dar duro, providenciar tudo, conseguir tudo por seu próprio trabalho e esforço.
O Senhor diz aos homens que realmente precisam ser responsáveis e trabalhar para colocar pão dentro de casa, mas precisam assumir seu ser de criança e admitir que por trás da couraça existe um coração de menino. Os homens já perceberam que, na prática, os cálculos do mundo não funcionam. Só que não têm a coragem de se jogar nos braços do Pai e confiar na Sua providência.
Aprendamos com o Senhor! Você não vai perder nada de seu ser de homem, de sua responsabilidade; ao contrário, você será mais responsável ainda. Mas é preciso aprender que Deus é Pai e abandonar-se n’Ele, deixando o sistema do mundo.
Repousemos em Deus nossa cabeça cansada de tanto calcular, de tanto planejar e buscar soluções. Depositemos nosso coração ansioso, preocupado, angustiado, no coração do Pai.
Deus te abençoe!
Monsenhor Jonas Abib