Até hoje, acostumamo-nos a viver da providência humana e a nos apoiar em providências
O que mais nos aflige, hoje, é a falta de bens materiais. Todos nós temos essa preocupação, tanto os pais e as mães de família, como os jovens, principalmente aqueles que estão para se casar.
É muito importante conhecer a face de Deus Pai para cultivarmos a fé em Sua providência e aprendermos a viver dela. Até hoje, acostumamo-nos a viver da providência humana e a nos apoiar em providências.
Ter uma profissão, utilizar serviços e adquirir bens são providências que nos dão segurança. Estamos como aquele homem do Evangelho que construiu celeiros e disse: “Agora estou seguro”.
Posso dormir e descansar, porque tenho em abundância para toda a vida”. É como alguém que ganha na loteria e diz: “Agora, eu posso me divertir o tempo todo; não preciso me preocupar, porque vou viver do que já tenho”.
Deixamos o dinheiro na poupança, fazemos investimentos para garantir o futuro; apoiamo-nos em planos – planos de saúde, seguros diversos –, tudo para nos dar segurança. Mas o que acontece é que não temos segurança nenhuma: todas essas coisas estão se desvalorizando.
Deus quer mudar tudo isso. Precisamos mudar. Se não tomarmos uma atitude, viveremos aflitos e cairemos facilmente nas armadilhas do príncipe deste mundo.
É muito sério! Mais do que nunca, precisamos aprender a nos apoiar na Providência de Deus e não no que o mundo nos oferece para nos garantir segurança. Deus nos oferece Sua providência de Pai.
Deus o abençoe!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova