Parece tão óbvio. Todos sabem que problemas trazem desânimo. Já experimentaram demais isso. Problemas trazem desânimo. Essa é a constatação. Mas de onde? Trazem de onde? De onde vem o desânimo que os problemas trazem? Para que você compreenda, vou lhe contar uma história.
O diabo resolveu vender os instrumentos que usava para perder as pessoas. E fez uma enorme exposição com ferramentas, como: ódio, violência, bebedeira, corrupção, prostituição, tráfico de drogas, de armas, ofensas a pureza das pessoas… Enfim, lá estavam todos os seus instrumentos à venda.
Porém havia um instrumento separado dos outros e, apesar de velho e gasto, o seu valor era equivalente ao preço de todos os outros objetos juntos. Havia uma enorme curiosidade a respeito daquele objeto e o diabo falava: “Compre e você vai saber usá-lo.”
Esse instrumento tão caro era o desânimo. O diabo vendera a um preço tão alto porque lhe tinha sido muito útil. E o diabo exlicou: “Se uso a droga, a violência ou a prostituição, logo a pessoa me reconhece e sabe que é o instrumento é meu. Mas o desânimo não!”
Então, quando bater o desânimo em seus sentimentos, renuncie a ele. Desânimo nunca mais!
Seu irmão,
Padre Jonas Abib