Você tem capacidade de amar
Quando colocamos em ação todo o potencial de amor que há em nós, geramos vida, paz e alegria. Por isso é preciso amar! É importante estarmos atentos ao fato de que podemos amar ou nos zangar; se nos irritamos, perdemos a paciência e brigamos. Não há meio termo: damos amor ou espalhamos ódio.
A palavra ódio nos causa certo temor, por isso evitamos utilizá-la, mas o rancor, a irritação e a impaciência, o ressentimento, o ciúme e a raiva são todos frutos de uma mesma árvore: o ódio. A revolta que está no coração de muitas pessoas, principalmente em muitos jovens, não é delas.
Nossa essência, isto é, a seiva que Deus introduziu em nós, não é a revolta, é amor. Você tem capacidade de amar até mesmo um pai infiel, autoritário, alcoólatra. Deus lhe deu todo o potencial de amor de que você precisa, até mesmo para amar um pai indigno.
Você tem a capacidade de amar a sua mãe, talvez nervosa demais, briguenta, neurótica. Você tem capacidade de amar cada um de seus irmãos e irmãs, por mais chatos e problemáticos que sejam.
E a verdade é que você os ama ou terá um relacionamento com eles baseado na revolta, na raiva, no rancor, nos desaforos, nas brigas, nos palavrões. Decida-se distribuir amor ou destilar ódio. Mas, saiba que você tem capacidade para amar!
A escolha é sua!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova