Tomar a firme decisão de não mais pecar
É preciso que chegue o momento em que cada um de nós se decide: não quero mais pecar! Parece exigente demais, e, às vezes, pensamos que não é preciso todo esse radicalismo: basta “maneirar”.
A geração PHN é feita por aqueles que fizeram essa experiência e sabem, pelos fatos, que apenas tentar maneirar não os levou a nada, mas quando admitiram a própria impotência diante do pecado e decidiram: “Eu paro por aqui!”; “Basta! Chega! Não quero mais pecar!”, deram início à própria recuperação.
É preciso ser esperto, pois sem ruptura ninguém vai conseguir superar seus vícios, males e dificuldades: somos impotentes diante do pecado. Qual é o seu pecado característico? Há muitas e variadas formas de o pecado se apresentar. Para você, qual é? É para esse pecado característico que você precisa dizer não, dar um “basta!” decidido.
Embora a desculpa seja sempre a mesma – “Mas eu sou fraco. Eu não vou conseguir. Já tentei muitas vezes e nunca consegui…”. Dê um não decidido e, em seguida, proclame a cada dia: “Por hoje não. Por hoje não vou mais pecar!”.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova