Os anjos tiveram de passar por uma prova, porque o que Deus lhes havia reservado era grande demais: participar de Sua glória. O Senhor queria que todos os esses seres celestes fossem aprovados, Ele não queria reprovar nenhum. Mas para que isso acontecesse era preciso que todos dessem prova de sua fidelidade a Ele.
Assim como os anjos foram provados, cada um de nós será provado a seu tempo. É preciso que passemos pela prova, porque o que o Senhor tem preparado para nós é algo grande demais: participar com Ele da Sua glória e na qualidade de filhos. Esse é o tempo da nossa prova: seremos aprovados ou reprovados. O que o Senhor tem reservado para nós é maravilhoso. Nenhum de nós merece participar da glória do Filho de Deus. Por Sua infinita misericórdia faremos parte do Seu cortejo e triunfaremos com Ele.
Esta é uma realidade sobrenatural: está acima da nossa natureza. Não dá para captá-la pela nossa simples inteligência. Esta é uma questão de fé. Acreditar é o passo inicial. Se de coração aberto acreditamos, já estamos no caminho da aprovação. Mas se resistimos e nos recusamos a acreditar, corremos o grave risco de ser reprovados.
A vida é o tempo da prova. Estamos passando pelo exame de seleção. Passamos por esta terra como passamos por um supermercado: caminhando pelas fileiras do supermercado vemos muitas coisas, umas mais apetitosas, mais reluzentes, mais coloridas que as outras. Encontramos coisas atraentes por todos os lados. Somos forçados a ver tudo, mas comprar apenas o necessário. A nossa aprovação é feita dessa forma.
(Trecho do livro de monsenhor Jonas Abib