Pois eu vos digo: todo aquele que se encolerizar contra seu irmão responderá por isso no tribunal… (Mt 5,22a). A cólera, a ira, o rancor nutridos no coração vão levar-nos a certas atitudes, até mesmo ao homicídio.
A semente está nos sentimentos e Jesus quer atingir a semente, não apenas as consequências que virão. Ele quer ir a seu coração e cauterizar a causa: a cólera, a ira, o rancor… E vai além: Ele quer dar-nos um coração semelhante ao d’Ele: um coração manso, humilde, bondoso, paciente, cheio de amor.
Esta é a meta: mudar o coração. Isso não depende só de nosso esforço, e sim da graça de Deus, que quer nos dar um novo coração. O que fazemos é aceitar, cooperar.
Essa mentalidade é oposta à mentalidade do mundo na qual fomos educados. Ensinaram-nos a pagar o mal com o mal, o desaforo e a ofensa com ofensa. O Senhor quer mudar tudo isso. A tentação havia nos convencido de que esse tipo de santidade não existia. Era utopia, ilusão e não devíamos ser presunçosos a ponto de querer conquistá-la. Mas a grande realidade é que o Senhor quer que cheguemos lá, que passemos além. Ele nos quer no caminho da santidade.
Monsenhor Jonas Abib