Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, irmão de Simão, lançando a rede ao mar: eram pescadores (Mc 1,16).
Jesus passa também pelo mar onde nos encontramos. Lança o olhar sobre você, como lançou sobre Simão e André. Seja qual for a sua profissão: dona de casa, pedreiro, estudante, mecânico, digitador… Mesmo que você não a tenha definido ainda… Saiba que mais do que uma profissão, ou simplesmente um trabalho, o mais importante é seguir uma vocação.
O Senhor quer usar a sua profissão para resgatar pessoas. Se você é dona de casa, você pode pescar seu marido, seus filhos, seus vizinhos, suas amigas… E muita gente mais que você nem imagina! Seja qual for a sua profissão, qualquer que seja o seu trabalho, você pode fazer dele rede para pescar muitos para Deus. Você é chamado a pescar em outro mar e fazer da sua profissão uma “rede”.
O Senhor tem uma vocação e uma missão para cada um de nós, como tinha uma vocação para os Seus apóstolos. Muitos adultos e jovens, das mais variadas profissões, se encontraram com o Senhor; sentiram Seu chamado e quiseram segui-Lo. Acharam, porém, que o jeito de segui-Lo era deixar a própria profissão… Abandonar o próprio trabalho… E tudo acabou dando errado… Não se trata de mudar de profissão e muito menos de abandonar o trabalho. Trata-se de buscar outro mar e com a rede da profissão pescar homens para Deus. Peça ao Senhor a graça de mudar de mar.
(Trecho do livro de monsenhor Jonas Abib