Um mandamento novo eu vos dou: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, vós também amai-vos uns aos outros. Nisto todos reconhecerão que sois meus discípulos: no amor que tiverdes uns para com os outros (Jo 13,34-35.) Jesus vivera com eles durante todo aquele tempo, treinando-os no amai-vos uns aos outros. Jesus os amou primeiro e os foi formando para se amarem uns aos outros com todas as diferenças e com todas as durezas que havia entre eles: Como eu vos amei, vós também, amai-vos uns aos outros.
Conosco agora é a mesma coisa. Jesus precisa nos treinar no amor efetivo uns para com os outros, para irmos e formarmos discípulos, ensinado-os, com nossa vida, a amar como Jesus nos amou.
Daí você vê que o mundo está como está porque nós não amamos; porque não assumimos o bastão que Jesus pôs em nossas mãos; porque não formamos discípulos. A civilização do amor acontecera quando pusermos o amor em prática em nossa vida.
Em outras palavras: o mundo novo depende de nós, se amamos ou não amamos; se formamos discípulos ou continuamos “na nossa”.
Diante de todo o desamor do mundo, amar será nosso bom combate. O Senhor não desiste: Ele que formou Seus apóstolos (e não foi fácil) quer formar-nos combatentes no amor.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib