Somos responsáveis por nossos irmãos de caminhada e não podemos perdê-los. Só podemos ganhá-los para Deus. O Senhor os comprou com o preço do preciosíssimo sangue dEle. Não podemos perdê-los aconteça o que acontecer. Eles não são nossos servos, são do Senhor.
O amor de Deus é incondicional. O mesmo amor que Ele tem por nós tem também por nossos irmãos, sejam eles quem forem. Para Deus não existe maior ou menor; pior ou melhor. Jesus disse claramente: Eu vim para o pecador. Eu vim para arrancar o pecado do pecador (cf. Mateus 9,13b).
Jesus ama o mais necessitado e o mais pecador, porque são esses que mais precisam. O Senhor não quer perder ninguém, por isso, precisa de nossa ajuda para fazer com que todos se aproximem dEle e permaneçam ligados a Ele.
Quando eu era jovem, gostava muito de escalar montanhas. Eu escalava picos muito altos, como o Itatiaia. Em certos pontos da escalada, quando a subida se tornava mais difícil, um companheiro auxiliava o outro com a corda. A corda era amarrada na cintura do que estava na frente e na cintura do que vinha atrás. A gente subia ligado um no outro.
Não podemos desligar o irmão. Não podemos cortar o irmão, nem permitir que ele se desligue, pois cairá “montanha abaixo”. Você se torna responsável pelo próximo, assim como este o é por você.
Não tenhais nenhuma dívida para com quem que seja, a não ser a de vos amardes uns aos outros; pois aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei (Romanos 13, 8). Pois todos os mandamentos se resumem nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei de Deus.
Seu irmão,
Padre Jonas Abib