Precisamos colocar especial atenção e esforço no perdoar. Se os nossos inimigos soubessem o mal que causamos a nós mesmos pelo fato de não os perdoar, eles ficariam muito contentes. O mal que nós causamos em não perdoar, pior ainda, em guardar ressentimento, em nutrir rancor, é muito maior do que o mal que eles nos causaram. É por isso que o Senhor insiste no perdão. Perdoar é questão de saúde espiritual. É questão de sobrevivência!
Perdoar não quer dizer que a pessoa está certa. Não. Ela nos causou um mal, foi injusta, nos feriu, ela tem uma “dívida” para conosco. Justamente porque ela nos é devedora, por amor a Deus, nós lhe perdoamos a dívida.
Perdoar é fácil? Não. É difícil… muito difícil. Muitas vezes é um ato heróico. Por nós mesmos não conseguiríamos. Precisamos da força da Deus que é amor. Por essa razão é necessário querer e pedir. É preciso orar muito.
Pelo poder do Espírito Santo podemos fazer o que Jesus fez no alto da cruz: “Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Saiba que, por mais difícil que seja, é possível perdoar. Do contrário, o Senhor não nos teria mandado. O mesmo Deus que nos manda amar, nos manda perdoar.
Deus abençoe você!
Monsenhor Jonas Abib