Muita gente se pergunta: o que é pobreza de espírito? Como, na prática, eu vou ser pobre de espírito? Alguns pensam até mesmo que se trata de um jogo mental e de palavras. Temos bens, usamos esses bens, mas dizemos que somos pobres de espírito. Damos a justificativa de sermos pobres de coração. Não. Não é isso.
Pobreza de espírito e de coração é não nos pertencemos a nós mesmos. É o despojar-nos de nós mesmos. É não vivermos para nós mesmos. E por causa disso, como conseqüência, nada nos pertence. As coisas passam pelas nossas mãos, nós as usamos e usamos bem para o nosso trabalho, para a realização da missão que Deus nos confia onde estamos, mas não temos a posse desses bens.
Isto é pobreza de espírito. Isto é ser pobre de coração: porque não mais nos pertencemos, porque abrimos mão da nossa vontade, porque nos despojamos de nós mesmos, nada nos pertence. Há pessoas que são pobres materialmente, não têm bens, até passam necessidades, mas não têm essa pobreza de espírito como foi descrita. Há também pessoas, que têm bens, que são até mesmo ricas materialmente, mas são pobres de coração. Que se despojam de si, que não vivem para si mesmas e por isso põem seus bens a serviço. Colocam-se a si mesmas e seus bens para servir os outros.
Deus abençoe você,
Pe. Jonas Abib