Sem possuir pureza de coração não é possível ter união com o Senhor
Precisamos conhecer o Senhor com urgência e não simplesmente um evangelho, como se fosse um objeto de estudo. Vamos conhecer alguém e não algo. Alguém que nos ama e a quem queremos amar, então, é preciso ser conhecido em profundidade.
Não é possível ter união com Deus sem possuir pureza de coração, coisa que compreende um duplo elemento: a expiação do passado e o desapego do pecado e das suas ocasiões para o futuro.
A purificação da alma é uma tarefa que se impõe a nós que somos um povo consagrado ao Senhor. No entanto, essa graça será imperfeita se for inspirada, sobretudo, por termos medo do inferno.
Há, pois, uma purificação mais perfeita a qual, sem excluir o temor e a esperança, tem por motivo principal o amor a Deus, o desejo de agradá-Lo e, por isso, deve evitar tudo quanto o ofenda, ainda mesmo que levemente.
É, então, que se verifica a palavra de Jesus à pecadora do Evangelho: “São-lhe perdoados os seus numerosos pecados, porque ela amou muito”. É essa segunda purificação que devem aspirar as almas generosas. É, também, o caminho para ser melhor, principalmente, como pessoa.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova