“(…) Jairo, se apresentou e, à sua vista, lançou-se-lhe aos pés, rogando-lhe com insistência: Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe-lhe as mãos para que se salve e viva. (…) Ora, havia ali uma mulher que já por doze anos padecia de um fluxo de sangue (…) Ora, no mesmo instante se lhe estancou a fonte de sangue, e ela teve a sensação de estar curada” (Marcos 5,21.25ss).
“Lançou-se lhe aos pés” quer dizer prostrar-se aos pés. Aquele homem estava diante de um impossível, era a sua filhinha que estava muito doente. Aqui também há um outro caso: uma mulher que estava doente havia doze anos. Veja a fé dessas pessoas que apenas tinham ouvido falar de Jesus, pois não O conheciam. Por isso, apresente o seu impossível a Ele – é o Senhor quem lhe diz isso, hoje, porque eu sou apenas o transmissor. Coloque agora aos pés de Jesus tudo o que já viveu. Meu irmão, hoje o Senhor quer levantar a sua fé. Talvez você foi se acostumando, talvez você já não crê mais, e aí está o desastre. A grande cura que o Senhor quer fazer é a cura da sua fé.
Esta Palavra que nós estamos lendo está fazendo efeito agora, está acontecendo lá com aquela mulher, com aquela menina e aqui está acontecendo em você. Meus irmãos, aquela hemorroíssa nem tocou em Jesus, ela tocou na orla do Seu manto. Veja: Cristo está tocando você, está tocando na sua doença ou naquela pessoa pela qual você está pedindo. Então toque em Jesus e creia que Ele o está tocando. Enquanto a mulher contava ao Senhor a sua história, chegou alguém com a notícia de que a filha de Jairo tinha morrido. Imagine o que se passou no coração dele. Mas ouvindo Jesus a notícia, Ele diz: Não temas, crê somente!
Jesus precisava se desvencilhar daquela multidão, pois precisa apenas de pessoas de fé perto d’Ele. A noticia foi clara, mas havia a voz de Nosso Senhor que dizia: Não temas, crê somente!. Meus irmãos, nesse momento Jairo não podia ouvir a voz da lógica, que era a voz das pessoas que lhe tinham dito: Não incomodes mais o Mestre, volte para casa. Mas havia uma outra voz que era a Palavra do Messias, e aí está o importante. É claro que nas questões humanas nós temos que ouvir a lógica, mas nas questões de fé não podemos ouvir a palavra da lógica. É o momento de ouvir, de guardar, de deixar que a Palavra de Jesus faça o seu efeito.
Imagine esta cena, Jesus pegou na mão da menina e disse: Talita cumi! e a menina imediatamente se levantou e se pôs a caminhar. Embora dentro de Jairo se passasse tantas coisas, a voz de Cristo ressoava dentro dele e ele acreditou. A solução dos nossos problemas está em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib