Nós nascemos da Evangelii Nuntiandi e foi lindo quando Dom Antônio Afonso de Miranda trouxe esse documento já todo rabiscado e me apontou um capítulo que falava de evangelizar os batizados, mas não evangelizados. Ele me disse: Padre Jonas, faça alguma coisa. Eu fui rezar e disse que depois lhe traria a resposta, e a resposta foi o Catecumenato, dois anos fazendo retiros para os jovens. E depois, em 1978, começamos a experiência de viver em comunidade. Fomos a primeira comunidade no Brasil. Eu intuía que existiam outras comunidades assim como a nossa no mundo, mas eu não conhecia nenhuma naquela época; depois de um tempo vim a ter o conhecimento de que havia outras comunidades como a nossa na Europa.
Nós nos perguntávamos por que Deus nos queria em comunidade, e começamos também a trabalhar com os meios de comunicação, começamos bem tímidos, gravando palestras, fazendo programas de rádio. Naqueles tempos Deus precisava desse carisma e os confiou a nós.
Custa sangue, custam lágrimas, trabalho; eu digo à minha comunidade: Precisamos dar a vida por isso, porque o Senhor quis precisar do nosso carisma! Canção Nova, você precisa dar a vida por esse carisma!
Peça o Espírito Santo para a sua comunidade: Realiza em nós, Senhor, para que possamos levar a luz a muitos no mundo que ainda não Te conhecem. Que sejamos encharcados e ungidos, Senhor, pelo teu Espírito Santo. Amém.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib