“Profissão de amor de Pedro” (João 21, 15-25): Nessa passagem bíblica, nós estamos depois da Ressurreição de Jesus. Os discípulos estavam desanimados, por essa razão, voltaram à vida antiga: foram pescar, mas nada apanharam naquela noite (cf. João 21:1-14). Na manhã seguinte, Jesus estava na praia, mas não O reconheceram de imediato. Então, o discípulo, que Jesus amava [João], disse a Pedro: É o Senhor! E Simão Pedro ao ouvir isso vestiu sua roupa, pois estava tão desanimado a ponto de ficar nu, vestiu-se, lançou-se às águas e a seguir se apresentou ao Mestre. Quando chegaram, viram que Jesus havia preparado as brasas, um peixe e pão para eles. Depois disso, Jesus pergunta a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes”? (Jo 21:15b). Ele respondeu: “Sim, Senhor, Tu sabes que te amo”. Por que Jesus quis saber isso dele? Sendo que o Senhor lhe fez essa pergunta mais três vezes, e ele respondeu: “Tu sabes tudo, Tu sabes que te amo”.
Meu irmãos, Jesus tinha certeza de que Pedro O amava. Mas faz essa pergunta a ele porque sabia que Pedro não acreditava que O amava. Ele estava desanimado. Era um fraco apaixonado por Jesus, e sabia muito bem de todas as falhas que tinha com o Senhor. Ele sabia muito bem disso, pois O negou três vezes. E por causa de suas fraquezas, ele duvidava de seu amor pelo Senhor.
Para cuidar do rebanho do Senhor, era preciso que ele soubesse que suas fraquezas não o impediram de fazer isso. Mesmo sendo fraco, ele podia amar Jesus. Irmãos, isso é para nós também. Olhamos para nossas fraquezas e pecados, e também duvidamos do nosso amor por Jesus. Deus na Sua infinita misericórdia enviou-nos o seu Filho, que é a personificação da misericórdia dEle, para termos uma visão clara de que o Senhor é muito maior que nossos pecados. É preciso que olhemos isso de frente.
Jesus olha mais para a misericórdia dEle do que para os nossos pecados. O Senhor sabe do barro de que somos feitos. Jesus não é apenas misericordioso, Ele é a misericórdia. É a nossa misericórdia, é a minha misericórdia. A misericórdia do Espírito Santo é voltada para você e para mim.
Quantos homens e mulheres afastados de Deus por terem um terrível sentimento de culpa. E é impressionante como esse sentimento negativo nos empurra cada vez mais para longe de Deus Pai, do Espírito Santo, porque achamos que não somos dignos. Quantas pessoas ainda não se abriram aos dons do Espírito Santo por não se acharem dignas do Espírito Santo, e realmente não o somos , mas misericórdia é misericórdia. Hoje é dia de você entrar no coração misericordioso de Jesus e queimar todo esse sentimento de culpa que você tem no coração. Era preciso que Pedro fosse convencido do seu amor por Jesus. A mesma coisa é com você e comigo. Precisamos ser todos ‘Pedros’ e nos declararmos a Jesus.
seu irmão,
Padre Jonas Abib