O trabalho revela amigos

Poucas pessoas têm a chance de passar mais tempo com a família do que no ambiente de trabalho. A grande maioria passa, no mínimo, oito horas diárias junto. Guardando toda a responsabilidade que cada ocupação exige, é no ambiente de trabalho que se pode conhecer muitos dos valores das pessoas que nos cercam, descobrindo afinidades que podem inclusive se estender para além dos ‘portões’.

Muitos amigos foram um dia chefe e funcionário, ou mesmo colegas de trabalho, e hoje compartilham a mesma religião, a mesma crença. Jesus deu o primeiro exemplo quando disse: “Já não vos chamo SERVOS, mas sim AMIGOS” (cf. Jo 15,15).

Estamos tão acostumados, que nem percebemos mais a tremenda mudança que isso significa. É o próprio Filho de Deus nos dizendo que, embora sejamos servos, Ele, que é o nosso Senhor, já não nos trata como Seus servos, mas sim como Seus AMIGOS.

Na verdade, nós somos servos e sempre o seremos. Mas, Jesus estabeleceu um outro patamar de relacionamento. Ele toma a nós, Seus servos, e nos eleva à qualidade de amigos.

Jesus já Se comprometeu com Sua escolha e não volta atrás. Ele nos vê, nos chama e nos trata como amigos. Não podemos perder essa chance única que Jesus nos dá. Primeiro, fazer de tudo para não perder Sua amizade; depois, cultivá-la. E devemos estender esse gesto dentro do nosso ambiente de trabalho, conquistando a amizade de quem divide conosco as responsabilidades do dia-a-dia.

A intimidade com a Palavra de Deus na Bíblia é o segredo para nos aprofundarmos nessa amizade. Ao escrever “A Bíblia foi escrita para você”, preparei um livrinho de receita, permitindo que você também possa alcançar o bem através daquelas simples instruções. Trata-se de um manual – que pedagogicamente – nos encaminha para uma amizade cada vez mais íntima com Jesus, podendo ser estendida ao próximo.

A intimidade com a Palavra de Deus vai nos levar à intimidade na oração. Criando intimidade com a Palavra de Deus, nossa maneira de orar vai se transformando. Vamos nos tornando mais simples, mais diretos, informais. Vamos nos tornando colegas de trabalho mais comprometidos com o bem dos próximos, mais íntimos.

A Palavra e a oração vão nos levar ao mais importante: faremos tudo o que já fazemos em nosso dia-a-dia, mas do jeito de Jesus. Então, a amizade terá realizado o seu efeito: um amigo se torna do jeito do outro amigo.

seu irmão,

Pe. Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.