Segundo narram as Sagradas Escrituras, Tobit sentiu uma forte inspiração e, sem saber por que, decidiu cobrar uma dívida antiga de um homem (cf. Tobias 4, 21-22ss). Pediu ao filho Tobias que fosse até esse homem, que residia em Média, pois tinha um recibo como comprovante [da dívida]. Tobias, apesar de não conhecer este homem e deste também não saber quem era ele, ele obedece ao pai e faz conforme este lhe pedira. No caminho, Tobias encontrou um jovem de belo aspecto, equipado para viagem e, sem saber que era um anjo de Deus, ele o saúda e começam a conversar. Aquele rapaz era, na verdade, o anjo Rafael. Na conversa, ficou sabendo que o rapaz ia justamente para a mesma direção, então, pediu-lhe que o levasse até ao local aonde deveria ir para fazer a cobrança.
Durante a viagem muitas coisas aconteceram: um peixe atacou Tobias e Rafael lhe ensina que dele sairá o remédio para os olhos de Tobit e também falou a ele a respeito de uma moça chamada Sara, filha de um parente de seu pai chamado Ragüel, e o convida para irem juntos até sua casa. Chegando lá, Tobias se apresenta e conta a respeito do seu pai provocando imensa alegria em Ragüel, que há muito tempo não via nenhum de seus parentes. Houve uma grande festa!
Ragüel ficou tão encantado com Tobias que lhe ofereceu em casamento a sua filha Sara. O jovem aceita e o casamento se realiza naquela mesma noite. Durante três noites, apenas dormiram juntos orando ao Senhor, aguardando a hora de poderem se unir como marido e mulher. Depois, retornam para casa e a primeira coisa que Tobias fez foi pegar o fel do peixe e passá-lo nos olhos de seu pai como Rafael havia dito; e o pai é milagrosamente curado.
Tobit fica encantado e diz para Tobias que eles têm de dar uma recompensa para esse rapaz porque foi bom com eles. Quando vão fazer o pagamento, Rafael conta a verdade, dizendo que é um anjo: Quando tu orastes, assim como Sara, fui eu que apresentei o memorial da vossa prece na presença da glória do Senhor (cf. Tb 12,11a.12-15).
Com esses fatos aprendemos inúmeras lições. É muito importante compreender que o ocorrido com eles não foi o recebimento de uma recompensa por serem pessoas boas. O nosso anjo está conosco em todas as nossas necessidades. O que cabe a nós é abrirmos o coração em oração. E como aconteceu com Sara e Tobias, Deus envia seus anjos em nosso auxílio. Portanto, a oração foi fundamental! Talvez no seu lar exista muita confusão, pessoas que não se entendem, brigas, infidelidades, problemas econômicos, filhos que dão trabalho, bebedeiras, uso de drogas… e você não sabe como solucioná-los. É preciso, então, que o seu lar se transforme num santuário de oração. Só assim você alcançará a vitória.
Seu irmão,
Padre Jonas Abib