Nossa vida é um campo de batalha. Nela travamos, dia a dia, uma luta corpo a corpo com o pecado. É a prova pela qual todos passamos. Se lutamos e vencemos, adquirimos têmpera como o aço doce, que passa pelo fogo. Se cedemos ao pecado, seremos sempre ‘aço mole e quebradiço’, que não resiste à coisa alguma, porque não adquiriu têmpera. Esta têmpera somente é adquirida quando lutamos e dominamos o pecado na nossa própria carne.
São Tiago nos explica bem isso: “Feliz o homem que suporta a provação, porque depois de testado, receberá a coroa da vida, prometidas àqueles que o amam” (Tg, 1,12). É preciso suportar a provação! Quem vive cedendo ao pecado, não chega à coisa alguma. Será sempre mole como o aço doce. Suportar é sinônimo de agüentar, por isso eu só posso lhe dizer: Agüente firme, porque é assim que eu e você receberemos a coroa da vida.
E por sermos fracos temos de ser determinados como os alcoólatras e dependentes químicos. Eles aprendem que a única maneira de deixar o vício é ao se decidirem a fazê-lo. A decisão tem de ser radical! Com o pecado é a mesma coisa: é preciso tomar a decisão e romper definitivamente com ele. É preciso assumir o PHN Por hoje não, por hoje não vou mais pecar! Mas, se em algum momento, o seu corpo estiver “pedindo” por aquele pecado, pedindo bebida, droga ou sexo: agüente firme. Eu e você não podemos ceder a esta “vontade” de fazer tudo o que queremos. Em geral, pensamos que pelo fato de sentir “vontade”, precisamos realizá-la. É justamente o contrário. É assim que adquirimos têmpera. É assim que nos tornamos vitoriosos neste campo de batalha. Já decidimos: ou santos ou nada! Saiba, você não está só. Há uma mutidão de pessoas que já estão vivendo esta aventura. Viver o PHN exige coragem e destreza de campeão e você é convidado a ingressar nesta escola. É uma escola de santos. Uma escola de vencedores.
O Senhor escolheu você para ser mais que campeão!
Monsenhor Jonas Abib