A Igreja é a noiva que aguarda o seu noivo, que é Jesus.
Por muito tempo, esperava-se que Cristo só viesse no fim do mundo, por isso sempre se associou a vinda d’Ele a esse momento. Porém, o Senhor tem mostrado claramente que há uma significante distinção entre o fim do mundo e a Sua segunda vinda. Essa vinda, de que tanto fala a Palavra de Deus, acontecerá no meio da noite, no curso do tempo, quando o Esposo se encontrar com sua esposa, que somos nós.
Mas por que Jesus ainda não veio? Esta é a pergunta de muitos: Por que o Senhor não apressa Sua vinda? Por que não limpa logo a face da terra? A resposta é: porque Ele quer prolongar ao máximo o tempo da graça, para que ninguém se perca.
Deus está retardando a Sua vinda para que, neste tempo de misericórdia, todos os Seus filhos se convertam e deixem de viver na corrupção deste mundo. Se o Senhor já tivesse voltado e exercido a Sua justiça sobre a terra, muitos de nós estaríamos perdidos.
O tempo da graça foi prolongado para que mais pessoas sejam salvas. Você já imaginou se o Senhor tivesse vindo antes da nossa conversão? Ele nos encontraria no lamaçal deste mundo e seríamos levados com a lama. Por isso Deus tem retardado o tempo da Sua vinda gloriosa.
(Trecho do livro de monsenhor Jonas Abib