Viver reconciliado é viver num contínuo perdoar e ser perdoado! Somente o estar ‘enxertado no cepo’ nos traz a graça reconciliadora, ou seja, morrer para si mesmo a cada instante. Ter os olhos fixos no Senhor, no próprio coração d’Ele, onde não há sombra de ressentimento, amargura ou volta para si mesmo. O coração de Cristo é todo amor, nEle está a fonte de toda a unidade e aceitação do outro, porque Ele nos aceita como somos.
Entre mim e meu irmão está Jesus. Ele continua a defender cada filho seu, como defendeu a mulher adúltera: Se você nunca pecou atire a primeira pedra. Sempre Deus deve estar em primeiro lugar em nossas vidas, depois deve vir o irmão, esta é a perfeição do verdadeiro perdão: Tudo que passa primeiramente por Deus se santifica, do contrário é um mero ato humano, que traz simplesmente alívio e acomodação humana; o verdadeiro perdoar e ser perdoado, gera vida nova e comunhão de coração.
Vivamos reconciliados a exemplo de Jesus, que assim viveu e vive. Ele foi crucificado, mas mesmo assim, perdoou e se reconciliou com o homem, pois se dá como alimento na Eucaristia. Ele que no alto da cruz diz: Perdoai-lhes porque não sabem o que fazem.
Deus abençoe você,
Pe. Jonas Abib