Sou filho de dom Bosco, o santo da juventude, que morreu muito cedo. Os salesianos ficaram espantados: Como Dom Bosco morreu cedo assim? Era tão forte. Mas sabiam que ele estava desgastado. Ficaram com um sentimento de culpa que qualquer filho sente ao ver seu pai que falece: Será que fizemos tudo o que podíamos?
O médico que acompanhou o santo italiano nos últimos anos disse-lhes: Dom Bosco não morreu de doença nenhuma… Vocês fizeram tudo o que podiam fazer para que ele se conservasse. Dom Bosco se gastou. Ele morreu porque havia gastado todas as suas energias.
A expressão do médico foi esta: Ele se gastou todinho! Gastou todas as suas energias como uma vela que se consome até o fim. Morreu porque não tinha nada mais para gastar.
Quero morrer assim! Estou convidando você para morrer assim também! Para que guardar energia?
Tenho convidado os meus jovens para dar suas vidas, para gastá-las até o fim. Quero convidá-lo para fazer o mesmo! Você tem muita vida e energia para gastar. Gaste-as! Talvez você tenha jogado fora muita energia. Agora é o momento de gastá-la como uma vela. Ir se desfazendo à maneira de Jesus, o Bom Pastor.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib