O dia do Senhor está próximo
Hoje, Deus está investindo o próprio Espírito Santo para trazer de volta os seus filhos. O que presenciamos é apresentado na profecia de Joel:
Convocai para um jejum, reuni a assembleia, ajuntai na casa do Senhor vosso Deus as autoridades com todos os cidadãos do país a fim de clamarem ao Senhor: Ah! Que dia! De fato, o dia do Senhor está próximo […]. Tocai a trombeta em Sião, dai o alarme em minha santa montanha. Tremam os cidadãos dos país, pois o dia do Senhor está chegando, está perto […]. “Pois agora, então – oráculo do Senhor – voltai para mim de todo o coração, fazendo jejuns, chorando e batendo no peito! […]” (Jl 1,14-15a; 2,1.12).
Trata-se de um grande apelo à conversão! O Senhor sabe que somos assim: ouvimos, nos emocionamos, até nos abalamos, mas depois tudo passa. Agora, porém, o apelo é urgente! O Senhor quer salvar os seus filhos e trazê-los de volta! “Pois o dia do Senhor está próximo”!
Antes que Ele venha e seja obrigado a separar o joio do trigo, Ele quer trazer Seus filhos de volta. Por isso derrama seu Espírito Santo, a fim de que os dons do Espírito Santo se realizem de maneira concreta e visível! Ele quer nos levar à coragem apostólica, à ousadia na evangelização, ao dom de “parresia”!
João pregou a conversão: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo” (Mt 3,2), e preparou o povo para a primeira vinda de Jesus. A Renovação Carismática Católica, hoje, tem a mesma missão de João Batista: preparar o povo para a segunda vinda de Jesus, levando-o de volta para Deus.
Eis o que diz a profecia de Joel: “Depois de tudo isso, derramarei o meu Espírito sobre todos os viventes. E, então, vossos filhos e filhas falarão como profetas: Os anciãos receberão em sonho suas mensagens e os jovens terão visões. Até sobre escravos e escravas derramarei, naquele dia, o meu Espírito” (Jl 3,1-2). É o que acontece! Trata-se de um derramamento do Espírito Santo com prodígios, sinais e milagres.
Vem, Espírito Santo!