Compreenda: você não luta contra seu marido que bebe; nem contra sua mulher que caiu na infidelidade ou contra seu filho que entrou para o mundo das drogas. O maior perigo não são as forças humanas, mas as forças espirituais do mal. São espíritos malignos que querem nos destruir. Destruir os casamentos, nossos lares, nossas famílias.
O grande segredo é entender que não somos nós que lutamos contra os espíritos malignos, nem temos forças para enfrentá-los. Seríamos tolos se quiséssemos fazer isso. Quem luta são os anjos do Senhor e quem sustenta esses seres celestes na batalha somos nós, com nossas orações. Os anjos bons lutam por nossa causa, para nos defender.
É disso que São Paulo nos fala: Há uma luta espiritual nos ares, nesse mundo de trevas. E como podemos dar a vitória aos anjos que lutam por nós? A resposta está no mesmo capítulo do livro de Efésios: Intensifica as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos (Ef 6,18).
Aí está a solução: Intensifica as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância. Isso quer dizer que: se você está alegre, ore; se está triste, ore; com dívidas, chateado por causa de seu filho, com o coração quebrado por causa de seu marido, de seu pai, de sua mãe, sofrendo por causa do desemprego; machucado por causa de alguém que o ofendeu… Ore. Em todas as circunstâncias, ore. Perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos.
Como Tobit e Sara, apresentemos a Deus, ao nosso Deus, o nosso coração angustiado e nossos problemas. Oremos ao Senhor para que os anjos possam guerrear a nosso favor, e a vitória acontecerá.
Deus abençoe você!
Monsenhor Jonas Abib