criatura nova

Uma terra nova pressupõe criaturas novas

Uma terra nova pressupõe criaturas novas. Se você não se renova totalmente, se não sai do velho e da confusão em que está, não será criatura nova. O novo não pode ter nada de envelhecido e estragado. Você precisa ser refeito. Por isso, aguente firme! O Espírito do Senhor repousa sobre você.

 O texto de Isaías continua: “Porque o Senhor me ungiu” (Is 61,1a). Os judeus, ao ungir, derramavam bastante óleo na cabeça da pessoa. O rei, os profetas e sacerdotes eram ungidos assim. Aquele óleo descia pelo rosto, pelo pescoço, pelas costas e ia para todas as partes. O óleo escorre e vai ungindo tudo, penetrando na pele, de maneira que tudo fique consagrado. O Espírito Santo é esse óleo que nos unge. Somos consagrados.

 O Senhor está continuamente ungindo você, consagrando você, para suportar os embates do mundo, para conseguir rastejar no barro. 

No colégio salesiano, tive de limpar o fundo de um lago e esgotar brejo. Para fazer vazar a água, é preciso entrar na lama. No final do dia, um colega que trabalhou comigo foi parar no hospital com alto grau de insolação e desidratação. O estar neste mundo, a missão de esgotar brejo neste mundo, nos desidrata. Ficamos como uma planta murcha e caída ao chão. Não é isso que Deus quer para você, mas é consequência.

 Estamos num vale de lágrimas, e Deus sabe onde nos colocou. Mas é justamente por isso que precisamos nos hidratar continuamente. Cuide-se, porque o brejo que estamos esgotando é traiçoeiro e nos leva à desidratação. Se você não está continuamente sendo consagrado pela unção que hidrata, ficará murcho.

 Talvez você já esteja murcho. Você está triste e abatido, cometeu erros, entrou com frieza na oração e nas coisas de Deus, voltou aos pecados que havia deixado. Mas não fique no chão, pois o Espírito do Senhor repousa sobre você, e o Senhor o consagrou pela unção. Por pior que você esteja, você não tem o direito nem precisa ficar no chão, pois as promessas de Deus são irrevogáveis. Ele prometeu: “O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu” (Is 61,1a). Deus está debruçando-se para tirá-lo de lá. Onde quer que você esteja, deixe-se ser pego por Deus! Não é porque você está nessa situação que não vai adorar. Mas é a partir daí: adorar em espírito e em verdade no barro e na sujeira em que está. 

Deus o abençoe!

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib 

Trecho extraído do livro “Agora meus olhos Te viram!” do monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.