Para que pedir ao Senhor sabedoria no uso dos dons? Para ministrar o remédio certo a nosso povo, para que aquilo que o Senhor quer nos dar não se torne veneno.
O Senhor quer que nós vivamos a sabedoria. Vive-se a sabedoria com humildade, com paciência, dando tempo ao tempo, perguntando ao Senhor como, quando e a quem manifestar os Seus dons.
Não adianta fazer as coisas que nós achamos boas: Eu acho… Ah, eu pensava…. O povo diz que “de pensar morreu um burro”. Não adianta esse eu pensava, eu achava. A sabedoria se faz a partir daquilo que o Senhor nos manda fazer. Quando fazemos as coisas segundo nosso entendimento, perdemos a unção: Porque eu acho, porque eu penso, porque seria melhor, porque o povo me pressionou.
Mais do que nunca, o Senhor quer nos ensinar a sabedoria. É como se fôssemos ovelhas. A ovelha é um animal que não tem sabedoria nenhuma. Os cães têm faro, os gatos são espertíssimos, as aves conhecem as coisas, mas, de todos os animais, o mais desprovido de inteligência, sem tino, sem direção, é a ovelha. E a nós, que somos ovelhas, o Senhor quer dar sabedoria.
(Trecho do livro de monsenhor Jonas Abib