A noite escura é um momento de crise pelo qual passamos para amadurecermos na fé
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com
No momento da noite escura, é preciso que fiquemos calmos. A calma de Deus, não somente a calma humana, porque parece, nesta hora, que se perde o chão. E a tendência é ser tomados pelo desespero: “O que eu faço? O que eu digo? Como vou proceder? Eu não consigo?” Nessa hora é preciso haver calma.
Em segundo lugar, e o mais importante, é ter os olhos fixos em Deus, porque Ele está ao nosso lado no momento em que passamos por esse sofrimento. Deus está presente neste nosso momento de vazio. Esse é um vazio fecundo que, na hora, não percebemos sua fecundidade, só depois nos damos conta de seu valor. Por isso é preciso que tenhamos os olhos fixos em Deus.
Em todas as crises pelas quais passamos, Deus está conosco. Eu compararia esse tempo com aquilo que Jacó enfrentou ao tentar lutar contra Deus no deserto (cf. Gênesis 32). É algo semelhante, mas o bonito é isso: Deus está, e porque Deus está, nós superamos. Eu superei a noite escura pela qual passei, graças a Deus, e estou colhendo os frutos desse tempo.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Veja também:
:. É hora de despertamos para a fé
:. Como fazer para não perder a fé
:. Entenda mais sobre o dom da fé