“Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele: aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu” (I Epístola de São João 2,2-6).
Eis como sabemos se conhecemos ao Senhor, não um conhecer bíblico simplesmente, mas um conhecer experimental. É dessa maneira que sabemos que O conhecemos: quando O experimentamos, respeitando os mandamentos d’Ele. Quanto mais guardamos os Seus mandamentos, tanto mais crescemos no Senhor, nas coisas do Alto.
Você quer sentir a cada dia o amor de Deus? Viva os mandamentos divinos, pois: “Aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu” (1Jo 2,6). O tentador nos engana dizendo que Deus é autoritário, mas isso não é verdade. Os mandamentos existem porque o Senhor sabe todas as coisas e só quer o nosso bem. Ele só quer que vivamos conforme Ele mesmo viveu. E como não sabemos viver da maneira d’Ele, Ele os (os mandamentos) deixou para nós. Talvez para você seja demais viver como Jesus, então viva como a Santíssima Virgem Maria; e se ainda for muito, viva então como São José.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib