Eucaristia é a oração por excelência
A base da Comunidade Canção Nova é sermos uma comunidade de amor e adoração. Adoração e oração estão no mesmo “pé”. Temos, na Canção Nova, diariamente, a graça da celebração da Eucaristia, onde o grande orante é Jesus, e nós nos unimos a Ele.
O Senhor está oferecendo-se ao Pai como Ele se ofereceu no calvário. No altar, acontece o mesmo e único sacrifício do calvário. Não é outro! É o mesmo, é o único sacrifício.
Jesus, também no céu, está nesta atitude, mostrado ao Pai as Suas chagas e pedindo por nós! Portanto, na Missa, acontece a grande oração. Daí, é preciso que façamos da celebração da Eucaristia a nossa grande oração.
Que possamos realmente buscar ter toda a atenção e acompanhar tudo na Santa Missa. Principalmente quando o sacerdote impõe as mãos pedindo que venha sobre aquelas oferendas o Espírito Santo.
O milagre da transubstanciação
Quando ele profere as palavras da consagração, a grande “oração” acontece – o pão e o vinho são transubstanciados no Corpo e no Sangue, na alma e divindade de Jesus. Ele, ali, se oferece ao Pai pela remissão dos pecados de todo o mundo, em todo tempo e lugar.
Depois, o grande momento é quando recebemos este Jesus na Eucaristia. Nós recebemos o Senhor Jesus, a Sua redenção e o que Ele fez por nós! Ele quer que sejamos salvos, que sejamos santos.
Cada comunhão, um passo na santidade
Ele quer que, de Eucaristia em Eucaristia, de comunhão em comunhão, nós cresçamos em santidade, porque estamos em contato com o próprio Santo; um contato real que nós não vemos, não sentimos, mas tomamos contato com o próprio corpo, o próprio sangue, a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Não há coisa mais santificante do que essa! Então aproveitemos justamente cada dia deste momento de santificação, que é a santa comunhão na Missa. É uma maneira maravilhosa de estarmos orando, diferente de tudo aquilo que nós fazemos nas nossas orações. É oração por excelência.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
