A primavera é o tempo das surpresas de Deus
Na Canção Nova é assim: a primavera é o tempo das surpresas de Deus. Pelos fatos e acontecimentos, a primavera se tornou um tempo muito significativo para o Padre Jonas e para toda a Canção Nova.
Aprendemos, desde muito pequenos, que as estações têm as suas características e que devemos nos adaptar a elas se quisermos viver bem em cada particularidade.
Nossa vida, também feita de ciclos, contempla realidades semelhantes. Na Canção Nova, nós as chamamos de “Tempos Fortes”. Se nos atentarmos a eles, poderemos identificar o tempo em que estamos vivendo no ciclo de nossa vida e nos colocarmos confiantemente em Deus.
Então, por que a primavera na Canção Nova é o tempo das surpresas de Deus? Porque, na vida do Padre Jonas Abib e da Canção Nova, Deus se manifestou com grande força nesta estação, com os acontecimentos mais marcantes e decisivos de nossa vida.
A primavera começa entre 22 e 23 de setembro e vai até 21 ou 22 de dezembro, dependendo do ano.
Vejamos os fatos:
Padre Jonas nasceu na primavera (21 de dezembro), foi ordenado na primavera (8 de dezembro), foi batizado no Espírito Santo na primavera (2 de novembro), fez o chamado para a comunidade na primavera (27 de novembro) e morreu na primavera (12 de dezembro).
Além disso, outros marcos importantes aconteceram nesta estação: a inauguração do posto médico (23 de setembro); em outubro, a inauguração das casas missionárias de Queluz (dia 29) e Belo Horizonte (dia 16), e a inauguração da Casa do Bom Samaritano (dia 23). A inauguração da Rádio de Portugal (5 de outubro) e o reconhecimento pontifício definitivo (12 de outubro). Em novembro, o reconhecimento pontifício temporário (dia 3).
Em dezembro, comemoramos a dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias (dia 5) e a inauguração da TV Canção Nova e da Companhia de Artes e Esportes (dia 8).
Assim, em toda primavera, aguardamos ansiosamente a novidade de Deus em nossa vida. Uma novidade que quase sempre nos surpreende, manifestando, como na natureza, um florescer de um novo tempo.
Mas como você pode viver essa realidade? Da mesma maneira que nós da Canção Nova vivemos: abandonados nas mãos da Providência Divina.
Convidamos você a contemplar Deus em sua vida, a desejar a sua companhia, como aquele apaixonado que caminha alegremente com o amor de sua vida em lindos bosques. Em todos os momentos e caminhos, Ele está presente e o conduzirá a um entendimento das realidades que o cercam. Ele tem cuidado de nós.
“Apliquemo-nos a conhecer o Senhor. Sua vinda é certa como a da aurora. Ele virá a nós como a chuva da primavera que irriga a terra” (Oseias 6, 3).
Viva este tempo com alegria, porque, na primavera, tudo se renova!
Sônia Venâncio
Missionária da Comunidade Canção Nova
Texto extraído do vídeo da TV Canção Nova