Coroamos Nossa Mãe, Nossa Rainha

Neste dia 8 de setembro, a imagem de Nossa Senhora Aparecida será coroada com uma nova coroa. Por quê? Porque no dia 8 de setembro de 1904, diante de uma multidão de devotos, Dom José de Camargo Barros, o então bispo de São Paulo/SP, coroou solenemente a imagem encontrada pelos pescadores nas águas do Rio Paraíba em 1717. A solenidade reuniu cerca de 15 mil pessoas na Praça Nossa Senhora Aparecida, em frente à igreja que, hoje, é conhecida como “Basílica Velha”.

Não sei se você sabe que antigamente a festa de Nossa Senhora Aparecida era celebrada no dia 8 de setembro. Só com a reforma do calendário litúrgico, após o Concílio, é que a festa começou a ser celebrada no dia 12 de outubro.

Em seu livro “História da Conceição Aparecida”, o missionário redentorista, Padre Júlio J. Brustoloni, relata que, para dar maior importância ao ato oficial da Coroação, a Conferencia dos Bispos, que estava programada para a cidade de Mariana, em Minas Gerais, foi transferida para a Aparecida/SP. Segundo Padre Júlio, foram sete dias de preparação, com a presença dos bispos e dezenas de padres com suas romarias paroquiais.

A Festa da Imagem foi a primeira celebração popular de culto no Santuário. Desde então, o movimento de visitantes aumentava a cada ano, exigindo a construção de uma nova Basílica para acolher a tantos peregrinos. Hoje, o Santuário recebe cerca de 7 milhões de visitantes por ano, com uma média de 100 mil pessoas por semana e cerca de 200 mil no dia 12 de outubro – Festa da Padroeira do Brasil.

Veja: 100 anos depois, voltamos a coroar nossa Mãe e nossa Rainha. Para isso foi feito um concurso nacional no qual concorreram 167 artistas. Um júri técnico classificou os cinco melhores trabalhos. Um júri institucional de 12 pessoas fez a escolha final e a vencedora foi a designer Lena Garrido, de Belo Horizonte- MG.

Há porém outro concurso do qual todos podemos e devemos participar: Com que coroa vamos, eu e você, coroar a Mãe de Jesus?

Eu quero, independente de qualquer júri institucional, público ou popular, confeccionar a melhor e mais linda coroa para, neste centenário, coroar a nossa Mãe e Rainha. Digo sempre que, na Canção Nova foi Ela quem tudo fez. E isso é verdade!

Posso, porém, testemunhar que na minha vida também foi Ela quem tudo fez. Tudo o que sou, faço, tem o sinal claro da Sua presença de Mãe e de Mestra.

Qual coroa que você vai confeccionar para Nossa Senhora no seu cenário? Antes de ser a Padroeira do Brasil, Ela é nossa Mãe e nossa Rainha.

Tenho certeza de que você vai preparar para Ela a melhor e mais linda coroa.

Seu irmão,
Pe Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.