Decida-se pelo Senhor

Numa das campanhas da fraternidade, nós cantamos: “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos. Eis o tempo de conversão!” É essa a graça que o Senhor tem para nós. Este é o tempo de decidir-se pelo Senhor. Decidir por Ele implica fazer todas as coisas em Sua presença. É ainda um momento de peregrinação no interior dos nossos corações, no desejo de mudarmos as nossas atitudes, palavras, pensamentos, ajustando-nos a Jesus, nosso Mestre. Este é ainda um tempo especial.

Eu gosto de dizer que, no inverno, o que faz é frio. Nos meses de verão, o que acontece são as pancadas de chuva. É verdade ou não é? E, neste tempo, o que Deus nos dá é a graça da conversão. Assim como na época de chuva, ela é intensa, neste momento privilegiado da Quaresma a graça da conversão cai abundante do céu. A nossa parte é simples: deixarmo-nos “molhar”. É entrar, sem medo, nessa chuva.

“A correspondência ao amor de Jesus Cristo nos compromete com Ele e também com os irmãos”, ensina monsenhor Jonas

Por essa entrega, somos convidados pela Igreja a percorrer um caminho em direção ao conhecimento mais profundo da Pessoa de Jesus que, com o Seu grande amor por nós, chegou a ponto de se entregar em uma cruz. A correspondência ao amor de Jesus Cristo nos compromete com Ele e também com os irmãos. Dessa forma, este tempo de conversão nos coloca a percorrer um caminho de crescimento individual-espiritual lado a lado ao crescimento fraterno-social. Uma Quaresma bem vivida transforma essas duas realidades, sempre nos conduzindo a uma conformação com a vida de Jesus Cristo.

A Igreja nos propõe o jejum como uma das inúmeras formas para vivenciarmos bem este tempo de crescimento e conversão. Contudo, ele em nada pode ser comparado com um regime alimentar ou com um tempo em que passamos fome. Explico de forma bem simples o que é o jejum e as várias maneiras possíveis de fazê-lo no livro da Editora Canção Nova. Ele nos ajuda a crescer em disciplina e nos dispõe para a oração.

Por fim, o objetivo maior que almejamos alcançar nesse período quaresmal não é outro senão uma vida mais santa. Queremos que a nossa Páscoa seja realmente momento de Ressurreição, um tempo de retomada, de vida nova. Ela será “passagem” para uma vida nova, um tempo novo.

Deus o abençoe.

Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.