Na Sagrada Escritura e nos documentos da Igreja sempre encontramos esta expressão: os desígnios de Deus. Desígnio é mais que um simples desejo; são as disposições de Deus, Seus planos, projetos, propósitos de amor para conosco. Ele tem desígnios de amor para com a nossa vida e necessitamos entrar nos propósitos d’Ele. O próprio Senhor nos garante: Bem conheço os desígnios que mantenho para convosco oráculo do Senhor , desígnios de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro e uma esperança (Jr 29,11).
Se caminharmos segundo a vontade de Deus, nossa vida seguirá como um rio: tortuoso sim, mas seguro em seu curso natural. Entretanto, se não formos dóceis à vontade de Deus, seremos pessoas infelizes e irrealizadas.
Muita coisa não dá certo em nossa vida porque não é a vontade de Deus nem é o caminho que Ele nos designou. Quando queimamos etapas, nos desviamos do caminho traçado pelo Senhor e frustramos os Seus desígnios a nosso respeito.
Na Canção Nova buscamos viver em tudo os desígnios de Deus. Em 1977, eu fazia um trabalho com os jovens chamado “Catecumenato”, com o objetivo de evangelizar os batizados. A adesão foi surpreendente. Nós nos reuníamos uma vez por mês, tínhamos um forte momento de oração e terminávamos com uma Celebração Eucarística. Passávamos um trabalho para ser feito em casa e apresentávamos uma proposta de vida para cada mês. Aqueles jovens cresceram tanto e estavam tão solidificados que, na festa de Cristo Rei, daquele ano, pude apresentar a eles um novo desafio: Quem está disposto a deixar sua família, estudos, trabalho e até mesmo namoro, para viver em comunidade? Era realmente um desafio… Assim nasceu a Canção Nova.
Hoje quero renovar essa proposta inicial a você,
Durante todo este ano você perceberá os efeitos por ter se entregado ao Senhor e experimentará uma verdadeira transformação. Não será fácil, mas posso testemunhar com a minha vida que será um ano totalmente novo.
Peço ao Senhor que, assim como aconteceu comigo, aconteça com você um rejuvenescer físico, psicológico e espiritual.
A alegria do Senhor é a nossa força! Esta é a palavra de ordem para todo o nosso ano de 2010.
Com a bênção de Deus,
Monsenhor Jonas Abib