Realmente, você que nos acompanha de perto e é nossa família, comprova o quanto nós apostamos a família e na vida. Digo mais: apostamos na sua família e por isso somos a favor da vida, sempre lutamos em prol da vida que começa já no momento da fecundação. Ali há uma vida, embora ainda em embrião, que está sendo gerada no ventre da sua mãe, como aconteceu com cada um de nós.
Dizer que apostamos na família e na vida equivale a dizer que apostamos no amor, porque só o amor constrói, e é certo que o amor vencerá. Sempre vencerá. Mesmo que custe, mesmo que demore, porque as situações e problemas são difíceis , mas o amor por fim vencerá. É nisso que acreditamos e, por isso, lutamos contínua e incansavelmente.
Você conhece muito bem o que Jesus nos disse: “Este é o meu mandamento: (veja bem: o meu mandamento) amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Este amai-vos uns aos outros é o amor que devemos viver em família, porque não é simplesmente amar, mas amar-se uns aos outros. É dar e receber amor. É isso que constrói a família.
É fácil? Não. É uma luta contínua. É uma conquista. Um verdadeiro desafio. Mas nós acreditamos no amor e nutrimos esta certeza: o amor vencerá.
Os nossos sentimentos podem estar machucados, muito machucados, e você sabe, não somos donos dos nossos sentimentos. Muitas vezes eles nos traem. Mas amor não é só sentimento. O amor é principalmente atitude. É ser bondoso, paciente (e quanta paciência precisamos ter tantas vezes…), é perdoar 70 X 7 como diz Jesus, uma atitude contínua de perdão e disposição em reconciliar-se. Amar é confiar contra toda esperança, ser generoso, é suportar (e como custa suportar, especialmente em situações que se delongam e a gente não vê mudança). Amar é agir com mansidão, com lealdade, sem guardar rancor, nem decepções e ressentimentos. E tudo isso que fomos nomeando, não são sentimentos, são atitudes, comportamento, modo de agir.
Tudo isso se traduz em gestos muito concretos. Por isso cada um de nós pode decidir-se a amar. Escolher amar. Por isso, fica claro que amar é um ato de vontade e não simplesmente um sentimento. Eu posso, apesar dos meus sentimentos e emoções, optar por um gesto de amor. Eu posso decidir-me pelo amor. Eu posso optar pelo amor. E aí está o grande segredo.
Em geral, nós nos deixamos levar pelos sentimentos e emoções e acabamos estragando tudo. Prejudicamos aos outros, e muitas vezes os mais próximos, e prejudicamos também a nós mesmos. Acabamos criando situações que parecem irreversíveis. Criamos barreiras.
É por isso que nós decidimos e afirmamos: nós cremos no amor. Tenho certeza que você também proclama: eu creio no amor e por isso eu aposto no amor. Sei que você crê e espera que o amor vencerá. Sempre vencerá. Sei que você também proclama: eu aposto na minha família e é por isso que eu luto e vou continuar lutando incansavelmente, pela minha família.
Obrigado porque podemos proclamar juntos, e juntos somos mais: nós apostamos na família e na vida porque nós cremos no amor!
Deus abençoe você e sua família.
“O amor é principalmente atitude”
Monsenhor Jonas Abib