Na preparação do Concílio Vaticano II, o Papa João XXIII compôs uma oração, na qual pedia que se renovasse na Igreja prodígios e milagres como num “Novo Pentecostes”. A Igreja inteira, em todas as partes do mundo, rezou esta oração. E Deus a atendeu.
Em fevereiro de 1967, numa casa de retiros, num Campus Universitário nos Estados Unidos, o Senhor derramou prodigiosamente o Espírito Santo realmente como um Novo Pentecostes.
Alunos e professores desta universidade, vendo as maravilhas que o Senhor estava realizando no meio evangélico através dos dons do Espírito Santo, se perguntavam: Por que é que isso não acontece conosco na Igreja Católica? Não será que o que nos falta é justamente aquilo que a Bíblia chama de “Batismo no Espírito Santo?”
Reuniram-se num fim de semana naquela casa de retiros para lendo e relendo os primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos pedir ao Senhor o Batismo no Espírito.
As coisas não aconteceram do jeito que eles haviam planejado. O Espírito Santo mudou tudo, e já no final do sábado, o Senhor estava derramando o seu Espírito, também com a evidência do dom das línguas, porque eles quiseram e pediram essa graça com sinceridade.
A notícia se espalhou por toda a Universidade, surgiram grupos de oração cheios de poder. Alunos, professores e funcionários foram sendo atingidos pela graça do Batismo no Espírito.
As conseqüências na vida daquelas pessoas eram evidentes. Podia-se palpar. Com isso, essa chama se espalhou para outras universidades, realizando as mesmas maravilhas: o Novo Pentecostes na Igreja Católica.
Com a mesma rapidez, o que mostra que se tratava de uma obra de Deus e não dos homens, a chama se espalhou por outras partes do mundo. Já em 1970 chegava ao Brasil e se espalhou prodigiosamente pelos quatro cantos do nosso país.
Eu tive a graça do meu Batismo no Espírito no dia 2 de novembro de 1971.
Como este “Acontecimento do Espírito Santo” se deu em 1967, agora em 2007, estamos celebrando os seus 40 anos. Você sabe de todo o significado do número 40 na Bíblia. Estamos vivendo um Kairós: o tempo “favorável”, o momento da “oportunidade”, o tempo da graça. O Senhor está fazendo com que tudo seja favorável e a oportunidade do derramamento do Espírito Santo aconteça para todos que, de coração aberto, disponham-se a acolher esta graça.
Providencialmente, a data daquele retiro no Campus Universitário coincide com os dias do Carnaval, quando, há muito tempo, realizamos um grande evento: o “Rebanhão”. Em muitas outras partes do Brasil, realizam-se, com outros nomes, encontros semelhantes.
O Conselho da RCC já tem toda uma programação para esta data e para o ano de 2007. E a Canção Nova já estabeleceu uma aliança com este conselho para que esse projeto audacioso tenha pleno êxito. Queremos um reinflamar do carisma em todo o Brasil e vamos fazer de tudo para que isso aconteça. O nosso apelo como embaixadores de Deus é: “Reinflama o Carisma que está em você”. Contamos com a sua total adesão, porque é com homens e mulheres inflamados do Espírito que esse derramamento acontecerá de forma prodigiosa como um Novo Pentecostes na vida de milhares de pessoas.
Conto com você, porque o Senhor conta com você. Viveremos juntos o ano da graça do Senhor.
Reinflama o Carisma!