Se Cristo não houvesse ressuscitado, vã seria a nossa fé
Neste mês de abril, temos o maior fato de todos os tempos, a grande verdade que dividiu a história em “antes e depois de Cristo”: a Ressurreição de Jesus. Isso porque, se Cristo não houvesse ressuscitado, vã seria a nossa fé e a vida cristã não teria sentido. Cristo ressuscitou! Ele é, realmente, o caminho para Deus, a Verdade que todo ser humano procura. A Vida que todos nós almejamos, com qualidade total, em abundância, vida verdadeira.
Jesus aceitou a morte porque este era o meio para nos salvar
Jesus não era réu, mas inocente. Ele foi crucificado por mim e por você. Jesus aceitou a morte porque este era o meio para nos salvar. Ele acolheu sobre si os pecados de toda a humanidade, Ele deixou cair sobre si toda a maldição.
Ele morreu por nós, mas também por nós ressuscitou, para deixar claro que esse projeto do Pai também se realizará em nossa vida. Assim como Jesus ressuscitou para uma vida definitiva, nós também ressuscitaremos no último dia.
O Senhor quer que vivamos a vida presente desta forma, tendo a certeza de que, um dia, nós ressuscitaremos com Ele. O nosso corpo ainda está sujeito ao pecado, contudo, precisamos usar todos os membros não mais para o mal, apenas para o bem, para a justiça, porque foi para isso que nós fomos criados.
Se Cristo está em vós
Embora seu corpo seja fraco, sua carne esteja sujeita ao pecado e caminhe para a morte, para a corrupção, se Jesus está em você, embora seu corpo esteja fadado à morte física, seu espírito vive cada vez mais.
O mais lindo é que também seu corpo começa a experimentar a Ressurreição e a Vida. Vai se tornando cheio de vida, de ressurreição, e os sinais disso começam a aparecer em você, que se torna forte, corajoso pela força de Jesus.
Você deixa de ser uma pessoa desanimada, que vive caída, arrastando-se pela vida, e torna-se uma pessoa corajosa, destemida, bondosa, que se doa, cheia de ânimo, que enfrenta todas as adversidades pela graça de Deus.
O mundo precisa de Jesus
Ele não está fisicamente no meio de nós, mas quer que nós, cristãos, pelo poder do Espírito Santo, sejamos fonte de Água Viva para o mundo, como Ele. Jesus é Ressurreição e Vida. Há uma multidão de homens na morte, como na visão de Ezequiel: “Como ossos ressequidos espalhados no terreno” (Ez 37,2).
O Senhor quer que você seja ressurreição e vida para essas pessoas, para tantos filhos pródigos que querem voltar para casa, que precisam receber o abraço do Pai das Misericórdias.
Uma pessoa que tem vida e por isso dá vida, a ponto de dizer: Como Jesus está em mim, como Ele vive em mim e permito que Ele me penetre, eu também sou ressurreição e vida.
A Ressurreição de Jesus nos aponta também para a Sua vinda gloriosa
E a Palavra de Deus, que nos atesta a Ressurreição de Jesus, nos aponta também para a Sua vinda gloriosa. Nós estamos entre estes dois eventos maravilhosos, buscando, em cada Páscoa, a nossa ressurreição e a vida nova.
Ao mesmo tempo, voltamo-nos para a feliz expectativa da vinda de Jesus em glória, e nos deixamos transformar, a cada dia, pela ação poderosa do Espírito Santo que nos foi dado. Veja bem: o mesmo Espírito Santo – nos diz as escrituras– que ressuscitou Jesus dos mortos nos foi dado e habita em nós para realizar, em cada um, a Ressurreição de Cristo e conduzir-nos para a vida nova!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova