Acolha o Menino Jesus
Gostaria de fazer um pedido para você. Seja sempre presépio! Sempre pequenino, porque no presépio Jesus nasce. Em coisas grandes não tem espaço para Jesus. O menininho pequeno no presépio, indefeso, cuidado por Maria e José, cresceu, deu a vida, derramou o sangue. Ressuscitou. E é vencedor. É ali que Ele mostra a vitória!
Hoje, nós cantamos com muito romantismo “a manjedoura de Belém”, mas a palavra manjedoura quer dizer: o lugar onde os bois e os cavalos comem. José pegou o capim e o feno que encontrou ali para colocar na manjedoura. José faz o bercinho para Jesus. Na manjedoura depositaram Jesus, na maior pobreza, aquele que era o Senhor do Céu e da Terra. O presépio faz crescer.
Ainda recém-nascido, Jesus já trazia nos ombros a marca da realeza. Ele é Rei! “O nome que lhe foi dado é Conselheiro Admirável, é Deus Forte, é Pai dos tempos futuros, Ele é Príncipe da Paz” (Is 9,5).
Então, prepare o seu coração para que Ele, trazendo a salvação, nasça em você, que é o presépio. Jesus nasce para sua vida. Acolha o Menino Jesus em seu coração, Ele se compadece de você e a salvação acontece. Ele não tem medo: Ele nasce no meio da aspereza. Ele está aí para salvar você e a sua família.
Abramo-nos para a Salvação. Por pior que seja a sua impureza e a sua maldade, abra-se à salvação. Jesus se faz “pecador” para salvar o pecador, esteja o pecador em que pecado estiver. É por isso que Ele acolheu Zaqueu, acolheu Maria Madalena e tantos pecadores.
Jesus se faz presente no nosso meio agora no Natal. Ele não quer que você se perca de jeito nenhum. Ele nasce para sua vida. Quanto mais miseráveis nós somos, tanto mais Ele nos ama. Ele nasceu em Belém e nasce hoje em você.
Saiba: José e Maria trazem a salvação ao seu coração, mesmo que você esteja sujo. Não se preocupe, não espere retirar o que está sujo para receber o Menino Jesus. Receba-o como você está. É Ele quem vai retirar as asperezas, com a ajuda de Maria e José.
“O Menino que contemplamos no presépio é exigente. Mas é também compreensivo e paciente. Se formos dóceis a Sua ação, Ele tomar-nos-á pela mão e acompanhar-nos-á: por isso, não devemos temer” (Mensagem de João Paulo II, Angelus, 26 de dezembro de 2001).
Jesus renasce e quer renascer no coração de cada um, na família de cada um. Ele quer renascer nas nossas cidades, neste nosso Brasil tão necessitado; Ele quer renascer no mundo. Nós pedimos, Senhor, entra nas nossas vidas! “Hoje nasceu para nós o Salvador que é Cristo, Senhor” (Lc 2,11).
Um feliz e santo Natal!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova