Vai falar por mim: Anuncia-me

Há uma Palavra de Deus que acompanha a Canção Nova desde os seus inícios. Ela está no livro do profeta Jeremias, capítulo 1 a partir do versículo 4.

“Foi-me dirigida nestes termos a Palavra do Senhor: Antes que no seio foste formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações”.

Sabemos que esta Palavra é dirigida ao profeta. Mas a Palavra de Deus é sempre atual. A insistência com que esta palavra retornava nos nossos momentos de oração, indicava que o Senhor estava falando conosco através deste texto e queria realizar através de nós, o que Ele disse a Jeremias.

Percebíamos que era algo grande demais para nós, que estávamos ainda nos primórdios. A Canção Nova nasceu da Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, que impulsiona a todos para a urgência de evangelizar nos dias de hoje. Nós queríamos consagrar nossas vidas na realização deste mandato da Igreja e foi isso que nos levou a deixar tudo para viver em comunidade. Mas esta Palavra se mostrava grande demais diante da nossa pequenez.

A Palavra de Deus, porém, já trazia logo em seguida a resposta aos nossos temores: “E eu respondi: ‘Ah! Senhor Javé, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança’. Replicou, porém o Senhor: Não digas: ‘Sou apenas uma criança’. Porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar. Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te – oráculo do Senhor” ( Jr 1,6-8).

Isso nos trazia uma grande responsabilidade, mas queríamos realizar a palavra de ordem que o Senhor nos dirigia, pois Ele mesmo nos garantia que a iniciativa era dele através do texto que se segue: “E o Senhor, estendendo em seguida a sua mão, tocou-me na boca. E assim me falou: ‘Eis que coloco minhas palavras nos teus lábios” (Jr 1,9).

Como Maria, nos perguntávamos: “Como se fará isto?” Estávamos, porém, totalmente dóceis a deixar que, como crianças, o Senhor nos tomasse pela mão e nos conduzisse. Foi o que Ele realizou.

Em primeiro lugar Ele quis nos formar na sua Palavra. O método de ler a Bíblia, que depois se consagrou com o título de “A Bíblia foi escrita para você”, nasceu junto com a Canção Nova e é através dele que até hoje o Senhor nos forma para, não simplesmente conhecer a sua palavra, mas para sermos possuídos por ela. Aqui se realiza perfeitamente o que diz o provérbio popular: “a boca fala do que está cheio o coração”. O Senhor nos quer anunciadores da sua Palavra viva e vivida concretamente no nosso dia-a-dia.

O Senhor nunca esperou estarmos totalmente preparados para nos levar à ação. Ele já foi abrindo portas, que levariam a pregação da Palavra a muitíssimas pessoas.

Começamos com programas de rádio, mas depois de pouco tempo, o Senhor nos deu a possibilidade de ter uma pequena rádio, que era um grande desafio para nós, ainda despreparados para essa tarefa. Essa rádio cresceu rapidamente e de maneira maravilhosa: era o Senhor realizando a sua promessa.

Ao mesmo tempo, Ele nos conduzia a pregar para muitíssimas pessoas: grandes Encontros, Congressos, Cenáculos, Rebanhões… O Senhor nos levava a pregar sua Palavra a multidões.

A partir de 1989, o Senhor pôs em nossas mãos uma pequena estação de televisão. Era outra aventura, para a qual ainda não estávamos preparados. Esta televisão cresceu e em 1998 já estávamos no satélite e começamos a ter retransmissoras espalhadas por todo Brasil. A pregação da Palavra chegava cada vez mais longe.

Ao mesmo tempo vieram os livros, os CD’s e DVD’s, a internet, os shows de evangelização, tudo para levar a Palavra de Deus com eficácia e cada vez mais longe.

Somos servos inúteis, mas queremos realizar a missão que o Senhor nos confiou. Ele foi fiel nas suas promessas: devemos ser fiéis na sua realização.

Você é família Canção Nova. Você participa dessa linda aventura de fé e fidelidade.

É assim que queremos viver este ano dedicado ao apóstolo Paulo, o grande pregador da Palavra. É assim que queremos nos preparar para o sínodo dos bispos, que se realizará no Vaticano, entre os dias 5 e 26 de outubro, e que tem por tema: “A Palavra de Deus na vida e na Missão da Igreja”.

O Senhor continua nos dizendo: “Eis que coloco minhas palavras em teus lábios”.

E nós respondemos: “Eis aqui os teus servos, Senhor. Queremos ser fiéis”.

Que a benção de Deus esteja sempre sobre você!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.