Acolha Cristo em cada pobre e necessitado

Precisamos acolher os necessitados de todos os tipos de pobreza

Fiquei impressionado ao ler o capítulo 4 do Evangelii Gaudium, escrito pelo Papa Francisco, sobre a necessidade de evangelizar e a dimensão social da Igreja. O Santo Padre utilizou várias páginas para falar sobre a opção pelos pobres feita por Deus. Não devemos apenas evangelizar, mas atender aos pobres, como Bergoglio fazia quando era cardeal na Argentina.

O Senhor se fez pobre, por isso o Papa Francisco afirma: “Eu desejo uma Igreja pobre para os pobres”! É lindo ver como ele diz que, no coração de Deus, há um lugar preferencial para os pobres, tanto que até mesmo Ele se fez pobre.

Foi como aconteceu em Nazaré, quando uma jovem menina que, em um lugar pobre, foi fecundada pelo Espírito Santo; depois, nasceu Jesus num presépio. Ele, mais tarde, foi trabalhar com José, que também era simples. Já na vida pública, Jesus andava com os simples, com os pobres.

Acolha Cristo em cada pobre e necessitado

Diferente disso, temos na Bíblia o exemplo de Sóbna (Is 22,15), o mordomo do palácio, um homem tremendamente orgulhoso e vaidoso, que acabou se tornando um megalomaníaco e mandou construir um túmulo suntuoso. E o que aconteceu? Não foi um rei nem mesmo o profeta Isaías quem lhe disse, mas o próprio Deus: “Eu vou destituí-lo do posto que ocupas e demitir-te do teu cargo”. E o Senhor colocou, no seu lugar, Eliacim. E que beleza o Senhor diz a respeito dele! “Ele será um pai para meu povo”.

:.Receba mensagens de fé e esperança do monsenhor Jonas no celular 

Aí está o importante: ele será um pai para os habitantes de Jerusalém. Do mesmo modo, você precisa ser pai, ser mãe daqueles de quem você cuida. Seja em que campo for, essa paternidade é importante, é necessária.

Precisamos acolher os necessitados de todos os tipos de pobreza. Você atende o necessitado, Deus atende você! Você deve encontrar o Cristo em cada pessoa. Pois, assim, acolherá o Filho do Deus vivo. Isso é real, não é poesia. O Senhor quer que você viva isso. Se eu sou, por exemplo, um profissional da saúde, eu sou por causa de Cristo, o Filho do Deus vivo.

Até mesmo aquilo que você faz com competência, faça com simplicidade. Tenha no seu coração a certeza: eu sou aquilo que Deus me fez. Quando agimos dessa maneira, o Senhor nos dá uma resposta:  “Então, qual novo amanhecer, vai brilhar a tua luz, e tuas feridas hão de sarar rapidamente. Teus atos de justiça irão à tua frente e a glória do Senhor te seguirá” (Is 58,8). Isso é o que afirma a Palavra de Deus e não eu. Eis assim uma forma de sermos atendidos em todas as nossas necessidades!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Adquira:

Livro: Madre Tereza de Calcutá

Livro: Papa Francisco ‘Só o Amos nos Salvará’

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.