Viva Brasil

Neste mês celebramos o dia do descobrimento do Brasil. Quando os descobridores aportaram no nosso território não ficou aqui uma simples bandeira, mas uma grande cruz. A Terra de Santa Cruz nasceu sob o sinal da nossa redenção. Não só isso. O primeiro ato, que logo depois se realizou foi a celebração do Santo Sacrifício da Missa: a renovação do Sacrifício do calvário. O Brasil nasceu cristão e foi batizado num batismo de sangue: o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Olhando hoje para a realidade da nossa Nação, ficamos consternados. O Brasil precisa ser redescoberto nas suas origens, pois o que enfrentamos, nos nossos dias, não é apenas uma situação religiosa: é uma questão de valores. Parece que estamos em cima de uma carreta sem freios, que se precipita numa ribanceira, onde a maioria vai gargalhando, como se estivéssemos na mais linda aventura.

Nossos irmãos precisam ser despertados, pois estão num sono de morte. Já passei muitas vezes pela situação de estar num hospital e o paciente precisar ser socorrido com urgência, pois o coração havia parado. Médicos e outros profissionais da saúde travam uma verdadeira batalha, fazendo massagem cardíaca e aplicando choques de alta voltagem para tentar reanimar o paciente. E eu, ali, estava fazendo de tudo para não os atrapalhar, mas dando àquele irmão a unção dos enfermos em situação iminente de morte. Quando se conseguia reanimar o paciente, festejávamos com todo o entusiasmo.

Éramos vencedores numa batalha de médicos de corpos e de almas. Era a alegria de sermos salva-vidas. Essa é a situação do Brasil. É necessário que todos nós e todos os setores da sociedade entremos em ação conjunta. Nós, que pela graça de Deus somos “médicos de almas”, sabemos que o nosso socorro virá do Senhor. Sim. do Senhor que fez o céu e a terra.
O Brasil necessita de um REAVIVAMENTO. No mundo da medicina se fala em “reanimação”, e, no mundo espiritual falamos em “reavivamento”. Mas os dois termos querem dizer: fazer voltar à vida.

Reavivamento é uma grande graça de Deus. Posso dizer uma graça extraordinária. O Senhor, porém, não dispensa a nossa participação. Todos os sinais indicam que estamos nos aproximando rapidamente da graça de um grande reavivamento. Posso dizer, sem medo, que esta é a única solução para a situação pela qual passa o Brasil. Deus o quer, e nós precisamos nos apressar em realizar a nossa parte.

Qual é a nossa parte? É orar. Orar muito, e, sem deixar de orar, partirmos para a ação: tornarmo-nos verdadeiros apóstolos da Efusão do Espírito Santo. Realizando a nossa parte com firmeza e constância, chegará o momento da intervenção de Deus. Ele entrará em ação e haverá de derramar a graça do REAVIVAMENTO como uma chuva torrencial.

É a hora de gritar: Viva o Brasil! Mas não como uma exclamação de festa, e sim como um grito do fundo da alma: o Brasil precisa voltar à vida. Por isso: VIVA O BRASIL! Deus nos chama a assumir o posicionamento que o povo de Deus viveu num momento perigosíssimo na época dos Macabeus: “Levantemos nossa pátria de seu abatimento e lutemos por nosso povo e nossa religião!” (Mac 3,43).

O Senhor nos conduza e fortifique nessa linda aventura.

Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.