Vós sois meus amigos

Já estamos acostumados com aquilo que Jesus nos diz no Evangelho de São João: Já não vos chamo SERVOS, mas sim, AMIGOS (Jo 15,15). Estamos tão acostumados que nem percebemos mais a tremenda mudança que isso significa.

É o próprio Filho de Deus nos dizendo que, embora sejamos servos, Ele, que é o nosso Senhor, já não nos trata como Seus servos, mas sim como Seus AMIGOS. Na verdade, nós somos servos, e sempre o seremos. Mas Jesus estabeleceu um outro patamar de relacionamento. Ele toma a nós, Seus servos, e nos eleva à qualidade de amigos.

É muito mais do que um rei que tomasse um dos seus servos e o elevasse à qualidade de seu amigo. Esse rei estaria fazendo uma coisa surpreendente, maravilhosa. Este servo, por seu lado, não poderia perder essa chance única. Cabe a ele, agora, assumir sua posição de amigo e cultivar a amizade com o rei. Principalmente, fazer de tudo para nunca perder a amizade do rei. Jesus já se comprometeu com sua escolha e não volta atrás: “Vós sois os meus amigos e é por isso que eu já não vos chamo servos, mas sim amigos.”

Veja, tudo parte desta realidade que Jesus proclama: “Vós sois meus amigos”. A escolha foi dEle, a iniciativa também. Para Ele nós somos AMIGOS e, por isso, Ele nos vê, nos chama e nos trata como amigos. Não podemos perder esta chance única que Jesus nos dá. Primeiramente, fazer de tudo para não perder esta amizade. Depois, cultivar esta amizade que nos é proposta.

Para Ele já somos amigos. O que precisamos fazer, então, é cultivar a amizade. A intimidade com a Palavra de Deus, na Bíblia, é o segredo para nos aprofundar nesta amizade. Você certamente conhece o livrinho que eu escrevi: “A Bíblia foi escrita para você”. Ele é um manual de receita. Não é algo simplesmente para ler. É algo que nos mostra como fazer. Como num livrinho de receita, a gente faz do jeitinho que está ali descrito.

Eu lhe garanto: esse é um manual que pedagogicamente nos encaminha para uma amizade cada vez mais íntima com Jesus. A intimidade com a Palavra de Deus vai nos levar à intimidade na oração. Você vai ver. Criando intimidade com a Palavra de Deus a nossa maneira de orar vai se transformando. Vamos nos tornando mais simples, mais diretos, informais. Vamos nos tornando íntimos.

A Palavra e a oração vão nos levar ao mais importante: fazer tudo o que Jesus nos manda e do jeito que Ele nos manda. Daí, então, a Palavra vai se realizar: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando” (Jo 15,14). O mais lindo vai acontecer: faremos tudo o que já fazemos no nosso dia-a-dia, mas do jeito de Jesus. Então, a amizade terá realizado o seu efeito: o amigo se torna do jeito do Amigo.

Se a Bíblia nos diz que “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”, imagine só o que seja encontrar o Amigo Jesus e se tornar íntimo dEle!

É isso o que eu mais desejo: que você seja amigo íntimo de Jesus.

Seu irmão,

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.