Jesus nos diz hoje: arrependei-vos!

Arrependei-vos para que podeis crer no Evangelho

A palavra mais importante do Evangelho é essa: “arrependei-vos!”. Talvez, à primeira vista, você discorde de mim, mas quando Jesus começava a pregar, Ele dizia: “Arrependei-vos e crede no Evangelho!”.

O que é o Evangelho?

Jesus era o portador do Evangelho, uma maneira nova de viver que Ele veio nos trazer, a maneira humana de viver a vida do Céu. O Senhor diz: “Arrependei-vos e crede no Evangelho”, e esse “crer” não é algo intelectual, não é acreditar com a cabeça, porque isso nem é fé, mas é crer como uma criança que se lança nos braços do Pai.

O “crede” é isso: Atirem-se nessa maneira nova, atirem-se nessa maneira humana de viver a vida do Céu, a qual só os puros conseguem viver.

 

jesus-nos-diz-hoje-arrependei-vos
Foto: Wesley Almeida/CN
Agora, para viver a vida do Céu, temos de viver o Evangelho. Para isso, o início de tudo está numa palavra importantíssima: “arrependei-vos”.

O arrependimento nos traz uma vida nova

Depois que sabemos o que é o pecado, o que ele faz em nós, a única coisa que temos de fazer é nos arrependermos para entrar na vida nova.

Deixe-me explicar: Adão e Eva, mesmo depois que pecaram, receberam a visita de Deus, que veio para encontrar-se com eles no jardim. Isso acontece também conosco, pois quando rompemos relações com o Senhor, Ele continua vindo até nós.

Adão e Eva esconderam-se do Senhor, mas Ele já sabia que eles haviam pecado: “Se vocês estão se escondendo, é porque pecaram”.

Deus estava ali como amigo, não de dedo levantado, acusando. Não! Era a hora de Adão ser homem, e não culpar Eva; talvez até dizer: “Eu reconheço que errei, o Senhor disse a mim que não era para comer a maçã, mas eu comi. O Senhor só me pediu obediência em uma coisa e eu O desobedeci”.

Não precisaria haver todas as consequências do pecado de Adão e Eva se eles tivessem se arrependido na hora. A história seria totalmente diferente, pois mesmo feridos mortalmente pelo pecado, feridos na sua natureza, mas arrependidos, Deus curaria do pecado e de suas consequências.

Diga a você agora: “Se eu me arrependo, minha história pode ser diferente”.

Arrependimento x desculpa

Adão não se arrependeu; ao contrário, Ele se mostrou descontente com Deus. “Essa mulher que o senhor me deu…”, como que dizendo: “Essa mulher que o Senhor me arranjou, foi ela que me deu o fruto proibido”. Adão justificou-se e jogou a culpa toda em Eva.

Leia também:

:: ‘Não acumular pecados’
:: Deus é amor, misericórdia e perdão
:: Será que Deus me perdoa?

Arrepender-se não é colocar a culpa de seu pecado nos outros, não é dar desculpas. Ao fazermos isso, gastamos tempo e energia. Arrepender-se é assumir a culpa, não é se desculpar nem jogar a culpa no outro.

Quando nos arrependemos, quando assumimos a culpa, Deus nos justifica. Quando assumimos nossa culpa, mostramos a Deus que somos desobedientes, errados, pecadores e rebeldes. Nessa hora, somos libertos da nossa culpa.

Se Adão não tivesse jogado a culpa em Eva, se ela não tivesse jogado a culpa na serpente, nossa história seria diferente! É o que nós fazemos sempre: o marido joga a culpa na mulher, ela joga a culpa nos filhos, estes culpam o cachorro, que culpa o gato; e isso se torna um círculo vicioso.

Nossa história poderia ter sido diferente

Onde está a salvação? Onde ela acaba? No arrependimento. Se Eva tivesse assumido a culpa: “Senhor, a culpa é minha, que me deixei seduzir. Fui eu, Senhor! Eu quis ser senhora do bem e do mal. Senhor, eu me deixei encantar e desobedeci”. Ela tinha de admitir a culpa. Se chorasse, derramasse lágrimas, Deus a teria perdoado. Isso é teológico! O Senhor foi ao paraíso para que eles se arrependessem e Ele pudesse perdoá-los; não foi para os condenar. Deus estava disposto a perdoar, e a história da redenção começaria e terminaria ali.

Esse é o primeiro pecado que precisamos admitir e reconhecer. “Senhor, eu não me arrependo, porque, muitas e muitas vezes, joguei a culpa nos outros, busquei um ‘bode expiatório’, para que, em cima dessa pessoa, caísse a minha culpa. Eu não assumi meu erro.”

Tenha a certeza de que, se eles tivessem se arrependido ou se um só deles tivesse se arrependido, não só Deus os teria perdoado como o mais lindo louvor e mais linda adoração teriam acontecido naquele momento. Eles sentiriam o perdão no coração, perceberiam dentro de si a enorme consequência do pecado, a beleza do arrependimento e a maravilha do perdão de Deus, que não apenas perdoa, mas refaz. A natureza deles, que havia sido atingida pela rebeldia, teria sido refeita na maior adoração.

“Senhor, me dê a graça do arrependimento! Se, para eu ser liberto, preciso confessar-me, que eu confesse. Minha alma reviverá, e reviver é ressuscitar. Meu ser inteiro precisa ressuscitar, Senhor. Dê-me a graça do arrependimento.”

 

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.