O que endureceu o seu coração?

Muitas situações nos deixam com o coração endurecido

“Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. Os mestres da Lei e os fariseus o observavam para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado e, assim, encontrarem motivos para acusá-lo. Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: ‘Levanta-te, e fica aqui no meio’. Ele se levantou e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: ‘Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?’ Então, Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor e disse ao homem: ‘Estende a tua mão’. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus”. (Lc 6,6-11)

Diante desse Evangelho, o próprio Senhor está perguntando a cada um de nós: “O que é que secou a sua alma, o que endureceu o seu coração?”. Muito mais do que nossa mão ou coração, que a nossa alma não se seque.

O que o Senhor está fazendo é chamar você “para o meio”, isto é, Ele quer que você coloque tudo às claras diante d’Ele, pois, diante de certas situações, trancamo-nos dentro de nós mesmos e não admitimos nossos problemas diante de Deus.

Hoje, o Senhor está procurando por você e lhe pedindo para ter coragem, porque Ele quer curá-lo. Muitas coisas podem secar a nossa alma; é o que acontece, com muita frequência, em relação às nossas mágoas. Você sente quando alguém o magoa, mas, em vez de perdoá-lo, guarda isso junto com coisas antigas da sua infância. Isso ainda está dentro de você, endurecendo sua alma. O Senhor quer que você se abra diante d’Ele e se deixe curar. Ele o está conduzindo a agir dessa maneira, porque já o está curando.

o_que_endureceu_o_seu_coraçao
Fotos: Maria Andréa/cancaonova.com

:. Experimente a riqueza de saber amar e perdoar

:. O perdão é o melhor remédio para sarar as nossas enfermidades

Como não conseguimos recordar tudo, neste momento, pergunte-se o que está “empedrando” o seu coração. Todos nós somos vítimas de situações dolorosas, porque nos decepcionamos com nosso pai, nossa mãe ou irmão, com pessoas próximas que passaram por nossas vidas.

É uma ideia totalmente errada pensar que o Senhor nos trata como se fôssemos marionetes nas mãos d’Ele e que é Ele quem nos manda uma doença. Não, é o contrário, pois, se alguém contrai uma doença, mais do que nunca, Ele está com essa pessoa, põe-se ao lado dela. Mas a tentação nos leva a nos decepcionarmos com o Senhor e a nos mantermos longe d’Ele.

Muitas vezes, o sofrimento e a dor acabam secando nossa alma. Nós, infelizmente, permanecemos de coração “empedrado” com relação a Deus e temos a sensação de que Ele está longe de nós. Mas Ele está muito mais presente do que a dor, porque, além das dores da alma e do coração, o Senhor está mais próximo de nós.

Na cruz, nós temos ocasião de nos achegar a Deus. Se o filho está sofrendo, o Pai vem correndo e se põe próximo para socorrê-lo. O sofrimento faz parte da nossa condição humana, por isso temos de tirar da cabeça que é o Senhor quem no-lo dá.

Para que ficar contra o seu cônjuge? Por que ele ou ela abandonou a família? Sei que isso é uma dor grande, mas Deus não quer vê-lo prostrado. Você não pode fazer como a criança que se joga no chão e esperneia. Deus não quis isso para o seu casamento, foi a pessoa quem o quis. Se ela não se decide a refazer o casamento e reestruturar a família, o Senhor acaba sendo impotente diante da liberdade dela.

Tantas situações acontecem e “empedram” o coração dos filhos e filhas de Deus! Mas hoje, nós nos rendemos ao Senhor, porque Ele é a nossa salvação. Durante todo esse dia, devemos voltar a nos perguntar: “O que está secando o meu coração?”. Quando situações nos vier à lembrança, precisamos entregá-las a Deus, porque não podemos continuar assim.

Meu irmão, minha irmã, deixe-se curar naquilo que está endurecido o seu coração.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.